Awê de Encantarias: a experiência de um livro vivo com crianças Pataxó

  • Laura Castro de Araújo Instituto de Humanidades, Artes e Ciências - IHACUniversidade Federal da Bahia - UFBA
  • Carolina Ferreira Fonseca Faculdade de Artes Visuais Universidade Federal de Goiás - UFG
Palavras-chave: Infância, Pataxó, Livro

Resumo

Este é um relato de experiência sobre a construção da história YAMANI, publicada no livro “Kijetxawê Zabelê – Aldeia Kaí”, em 2019, e construído juntamente com as crianças da comunidade pataxó da Aldeia Kaí. O texto parte do processo de construção poético dessa história e se enreda em vivências no território expandido da escola Kijetxawê Zabelê, com o intuito de pensar a presença do imaginário dos encantados entre as crianças da comunidade, assim como refletir sobre a experiência de criação de um livro vivo. O trabalho descreve procedimentos de criação coletiva com as crianças, assim como documenta suas etapas de criação, ao passo em que reflete sobre a escola como espaço expandido da aldeia.

Referências

BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 19, p. 20-28, jan./abr., 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000100003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 01 mar. de 2020.

CASTRO, L.; FONSECA, C. (org.). Kijetxawê Zabelê: Aldeia Kaí. Salvador: Sociedade da Prensa: EDTÓRA, 2019.

KLEIMAN, A. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado da Letras, 1995.

PATAXÓ, L. Com a terra construímos a nossa história. Belo Horizonte: Literaterras: FALE/UFMG, 2012.

SILVA, P. T. B. As relações de interculturalidade entre conhecimento científico e conhecimentos tradicionais na Escola Estadual Indígena Kijetxawê Zabelê. Rio de Janeiro: Multifoco, 2014.

Publicado
2020-04-29
Como Citar
Castro de Araújo, L., & Ferreira Fonseca, C. (2020). Awê de Encantarias: a experiência de um livro vivo com crianças Pataxó. Argumentos Pró-Educação, 5. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v5.e620
Edição
Seção
Dossiê