A REVITALIZAÇÃO DA FEITURA CERÂMICA GUARANI-MBYÁ NA TEKOA MBOY-Y-TY: UMA VIA DE REDESCOBRIMENTO E REAFIRMAÇÃO DO SEU ETHOS IDENTITÁRIO
Resumo
Durante toda nossa história nacional, sempre houve a interação sociocultural sistemática entre indígenas e a comunidade não-índia, muitas vezes criando a falsa noção de superioridade de uma sobre a outra. Daí, objetivei buscar a retomada das obras de barro Guarani-Mbyá na aldeia Mboy-y-ty pela metodologia de uma pesquisa-ação atuante junto às suas crianças, pois no Brasil (desde o século XVI) tal ação artística vem sendo desmobilizada pelo colonizador europeu e seus descendentes, nutrindo no senso comum uma ideia de enfraquecimento estético agregado às realizações concretas nativas. No decorrer desse escrito, perceber-se-á que os resultados obtidos nas oficinas cerâmicas com tais crianças hão de contradizer a mitologia escrita pela ótica etnocêntrica de sua fragilidade na formação cultural de nosso país, concluindo que o índio é sim um verdadeiro protagonista histórico, indivíduo altamente contribuinte para a estruturação de nossa sociedade.Referências
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