O ENSINO DA PSICANÁLISE NA GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A TRANSMISSÃO

  • Sílvia Nogueira Cordeiro Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Elizabeth Barreto Tavares dos Reis Departamentos de Psicologia e Psicanalise - Universidade Estadual de Londrina
  • Maíra Bonafe Sei Departamento de Psicologia e Psicanalise Universidade Estadual de Londrina
  • Sandra Aparecida Serra Zanetti Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: ensino, psicologia

Resumo

Entende-se que o ensino e a transmissão da psicanálise implicam o diálogo entre dois aspectos: conhecimento acadêmico - objetivo e sistemático - e conhecimento produzido pela psicanálise - dinâmico e subjetivo. Objetivou-se, assim, discutir a percepção de docentes sobre o ensino e a transmissão da psicanálise na graduação em psicologia de uma universidade pública. Realizou-se um estudo qualitativo por meio de entrevistas semiestruturadas com docentes da área de psicanálise. Observou-se que, para os docentes, a universidade é um lócus de ensino e pesquisa em psicanálise, destacando-se a especificidade de seu modelo de transmissão, que considera o sujeito e seu desejo como inseparáveis do ato de ensinar e de pesquisar. Acredita-se, a despeito dos limites inerentes à transmissão da psicanálise no cenário universitário, que o ensino desta deve ser fomentado, despertando o interesse dos futuros psicólogos por este campo do saber.

Biografia do Autor

Sílvia Nogueira Cordeiro, Universidade Estadual de Londrina
Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e Psicanálise - Universidade Estadual de Londrina
Maria Elizabeth Barreto Tavares dos Reis, Departamentos de Psicologia e Psicanalise - Universidade Estadual de Londrina
Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e Psicanálise - Universidade Estadual de Londrina
Maíra Bonafe Sei, Departamento de Psicologia e Psicanalise Universidade Estadual de Londrina
Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e Psicanálise da Universidade Estadual de Londrina

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Publicado
2021-04-11
Como Citar
Nogueira Cordeiro, S., dos Reis, M. E. B. T., Sei, M. B., & Zanetti, S. A. S. (2021). O ENSINO DA PSICANÁLISE NA GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A TRANSMISSÃO. Argumentos Pró-Educação, 6. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v6.e575
Seção
Artigos