O ENSINO DA PSICANÁLISE NA GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A TRANSMISSÃO
Abstract
Entende-se que o ensino e a transmissão da psicanálise implicam o diálogo entre dois aspectos: conhecimento acadêmico - objetivo e sistemático - e conhecimento produzido pela psicanálise - dinâmico e subjetivo. Objetivou-se, assim, discutir a percepção de docentes sobre o ensino e a transmissão da psicanálise na graduação em psicologia de uma universidade pública. Realizou-se um estudo qualitativo por meio de entrevistas semiestruturadas com docentes da área de psicanálise. Observou-se que, para os docentes, a universidade é um lócus de ensino e pesquisa em psicanálise, destacando-se a especificidade de seu modelo de transmissão, que considera o sujeito e seu desejo como inseparáveis do ato de ensinar e de pesquisar. Acredita-se, a despeito dos limites inerentes à transmissão da psicanálise no cenário universitário, que o ensino desta deve ser fomentado, despertando o interesse dos futuros psicólogos por este campo do saber.References
AGUIAR, F. Psicanálise e universidade: das relações entre a psicologia clínica e a psicanálise na França. Estudos de psicologia. Natal, v. 5, n. 1, p. 215-241, jun. 2000. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2000000100010&lng=en&nrm=iso. Acesso em 12 set. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2000000100010.
AIRES, S. Imagem do analista na universidade. Trivium: estudos interdisciplinares, v. V, n. 1, p. 30-38, 2013. Disponível em https://www.uva.br/trivium/edicoes/edicao-i-ano-v/artigos-tematicos/imagens-do-analista-na-universidade.pdf. Data de acesso 12 set. 2017.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BERTOLDI, S. G.; FOLBERG, M. N.; MANFROI, W. C. Psicanálise na educação médica: subjetividades integradas à prática. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 37, n. 2, p. 202-209, 2103.
COUTINHO, D. M. B. et al. Ensino da psicanálise na universidade brasileira: retorno à proposta freudiana. Arquivos brasileiros de psicologia, v. 65, n. 1, p. 103-120, jun. 2013. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672013000100008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 12 set. 2017.
FERRAZ, F. C. Transmissão e formação: apontamentos sobre o tripé analítico. Jornal de psicanálise, v. 47, n. 86, p. 87-102, jun. 2014. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-58352014000100010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 12 set. 2017.
FIGUEIREDO, A. C. Psicanálise e universidade: reflexões sobre uma conjunção ainda possível. Fractal: Revista de Psicologia, v. 20, n. 1, p. 237-252, jun. 2008. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922008000100022&lng=en&nrm=iso. Acesso em 12 set. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S1984-02922008000100022.
FREUD, S. Deve-se ensinar a psicanálise nas universidades? In: FREUD, S. História de uma neurose infantil: (“O homem dos lobos”): além do princípio do prazer e outros textos (1917-1920). São Paulo: Companhia das Letras, 2010. p. 377-381. (Texto originalmente publicado em 1919).
FREUD, S. Sobre o ensino da psicanálise nas universidades. In: FREUD, S. Edição brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1976. p. 380-385. (Texto originalmente publicado em 1918/1919).
FREUD, S. Dois verbetes de enciclopédia. In: FREUD, S. Edição brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1976. p. 296-298. (Texto originalmente publicado em 1922/1923).
KUPFER, M. C. M. Freud e a educação, dez anos depois. Revista da Associação Psicanalítica de Porto Alegre, v. 1, n.16, p. 14-26, 1999.
KUPFER, M. C. M. Freud e a educação. O mestre do impossível. Pensamento e ação no Magistério. São Paulo: Scipione, 2001.
KUPFER, M. C. M. O sujeito na psicanálise e na educação: bases para a educação terapêutica. Educação e Realidade, v. 35, n. 1, p. 265-282, 2010.
LACAN, J. A psicanálise e seu ensino. In: LACAN, J. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. p. 438-460. (Texto originalmente publicado em 1964)
LAPLANCHE, J. O inconsciente e o id. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1992.
MACEDO, M. M. K; DOCKHORN, C. N. B. F. Psicanálise, pesquisa e universidade: labor da especificidade e do rigor. Perspectivas en Psicología, v. 12, n. 2, p. 82-90, 2015. Disponível em https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5294247.pdf. Acesso em 12 set. 2017.
MEZAN, R. Que significa pesquisa em psicanálise? In: SILVA, M. E. L. (org). Investigação e psicanálise. Campinas: Papirus, 1993. p. 49-89.
MEZAN, R. Interfaces da psicanálise. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
MIELKE, P. Concepção docente sobre o ensino da psicanálise nos cursos de psicologia: um estudo de caso. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013.
MION, C. C. Algumas reflexões sobre a prática clínica e a formação analítica. Jornal de Psicanálise, v. 47, n. 86, p. 103-111, 2014.
MONTEIRO, E. A. Sobre uma especificidade do ensino da psicanálise na universidade: a formação de educadores. In: Colóquio do LEPSI IP/FE-USP, 3, 2001, São Paulo. Proceedings online [...]. São Paulo: USP,2001. Disponível em http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032001000300034&lng=en&nrm=abn. Acesso em 12 set. 2017.
NUNES, M. R. M. Psicanálise e educação: pensando a relação professor-aluno a partir do conceito de transferência. In: Colóquio do LEPSI IP/FE- USP, 5, São Paulo, 2004. Anais [...]. São Paulo: USP, 2004.
ROMERA, M. L. C.; ALVARENGA, C. O ensino da psicanálise na universidade: do legado de um impossível à invenção de possibilidades. Jornal de Psicanálise, v. 43, n. 79, p. 187-199, 2010.
ROSA, M. D. Psicanálise na universidade: considerações sobre o ensino de psicanálise nos cursos de psicologia. Psicologia USP, v. 12, n. 2, p. 189-199, 2001.
SANTOS, T.C. Do saber suposto ao saber exposto: a experiência analítica e a investigação em psicanálise. In: BEIVIDAS, W. (org.). A psicanálise e a pesquisa em universidade. Rio de Janeiro: Contracapa, 2002. p. 71-83.
SANTOS FILHO, F.C. Psicanálise, sua transmissão na universidade e o futuro: reflexões sobre uma experiência. Jornal de Psicanálise, v. 46, n. 85, p. 61-75, 2013.
SOUZA, O. Aspectos do encaminhamento da questão da cientificidade da psicanálise no movimento psicanalítico. In: PACHECO, R. A.; COELHO JÚNIOR, N.; ROSA, M. D. (Orgs.). Ciência, pesquisa, representação e realidade em psicanálise. São Paulo: Educ/Casa do Psicólogo, 2000. p. 205-233.
TURATO, E. R. Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetos de pesquisa. Revista de Saúde Pública, v. 39, n. 3, p. 507-514, 2005.
Copyright (c) 2021 Argumentos Pró-Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que publicarem na Argumentos Pró-Educação concordam com os seguintes termos:
1 - mantém os direito autorais e concendem à revista o direito de primeira publicação, com o texto simultaneamente licendicado sob a Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional;
2 - têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do texto publicado nesta revista, como por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3 - têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho on-line, como por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua própria página pessoal a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isto pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado.