Resistência no trabalho docente: um estudo sobre suas manifestações e motivações

Resumo

Este artigo tem como objetivo explicitar, discutir e problematizar aresistência docente, focalizando aquela que se manifesta face às ações de sujeitosexternos em âmbito pedagógico. Para seu desenvolvimento, lançou-se mão docotejo de dados provenientes de duas pesquisas produzidas individualmente pelasautoras. A apreciação dos relatos que compõem as pesquisas mencionadas seapoiou nas orientações da análise de conteúdo e permitiu verificar que aresistência dos professores pode ter pelo menos duas motivações: o receio decríticas, quando se trata da resistência às ações do pesquisador; e o descrédito,quando o alvo da postura resistente é o licenciando/estagiário. Todavia, ainda quea prática da resistência represente um empecilho para os agentes que adentrama sala de aula, os indicativos deste estudo revelam que a inflexibilidade dosprofessores é justificável e que tende a ser revertida com condutas diplomáticas eaproximações graduais que visem à valorização do trabalho docente.

Biografias Autor

Nathália Cristina Amorim Tamaio de Souza, Universidade Estadual de Campinas
Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com bolsa CNPq, vinculada ao grupo de estudos Alfabetização, Leitura e Escrita/Trabalho Docente na Formação Inicial (ALLE/AULA - UNICAMP). Pedagoga e Mestra em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). É pesquisadora no Grupo de Estudos e Propostas sobre Formação do Educador Contemporâneo (GEPFEC - UNESP). E-mail: nathytamaio@hotmail.com
Flávia Graziela Moreira Passalacqua, Universidade Estadual Paulista
Pós-doutoranda na Universidade Estadual Paulista (UNESP). Pedagoga, Mestra e Doutora em Educação Escolar pela mesma instituição. É pesquisadora no Grupo de Estudos e Propostas sobre Formação do Educador Contemporâneo (GEPFEC - UNESP). E-mail: flaviagraziela@hotmail.com

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Publicado
2020-07-09
Como Citar
Souza, N. C. A. T. de, & Passalacqua, F. G. M. (2020). Resistência no trabalho docente: um estudo sobre suas manifestações e motivações. Argumentos Pró-educação, 5. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v5.e560
Edição
Secção
Artigos