Os modelos escolares na Primeira República em Mato Grosso
Resumo
Este artigo tem como objeto de estudo os Regulamentos da Instrução Pública Primária de Mato Grosso, com o objetivo de analisar os documentos oficiais que retratavam os modelos escolares e as aspirações governamentais vigentes na Primeira República. Ancorada na dimensão metodológica da abordagem histórico-cultural, a pesquisa vincula-se ao grupo Ghemat Brasil. O percurso teórico-metodológico constitui-se por meio da narrativa acerca dos modelos escolares do período Imperial e Primeira República no Estado de Mato Grosso, a partir de fontes inventariadas no Instituto Memória e Arquivo Público: mensagens presidenciais, atas de exames e demais documentos produzidos nos anos finais do século XIX e início do século XX. O estudo aponta os elementos essenciais para compreensão do processo de historicização dos Regulamentos que determinavam as normativas para a Instrução Pública Primária do Estado de Mato Grosso e as fontes revelam os processos e dinâmicas que regulamentavam a organização pedagógica e disposição dos modelos escolares.Direitos de Autor (c) 2019 Argumentos Pró-educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que publicarem na Argumentos Pró-Educação concordam com os seguintes termos:
1 - mantém os direito autorais e concendem à revista o direito de primeira publicação, com o texto simultaneamente licendicado sob a Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional;
2 - têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do texto publicado nesta revista, como por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3 - têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho on-line, como por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua própria página pessoal a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isto pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado.