Trabalho e infância: o outro lado da moeda
Resumo
A relação trabalho e educação não é simples de ser estabelecida em função da configuração que o trabalho adquiriu na sociedade contemporânea. Essa relação torna-se mais difícil se acrescentarmos a ela a infância. Reduzidos ao mundo do capital, educação, trabalho e infância perdem seus princípios fundamentais. O processo de trabalho, quando reproduzido na esfera da dominação e da alienação, gera e alimenta um desequilíbrio formativo no mundo da infância. O objetivo deste artigo é compreender a seguinte problematização: por que a sociedade do capital condena o trabalho para a criança ao mesmo tempo em que estimula o consumismo? No decorrer da discussão teórica, propomos pensar os conceitos – trabalho, educação, infância. As fontes pesquisadas contemplaram Marx (1996, 2002), Mascarenhas (2012), Lima (2005, 2010), Arce (2004, 2007), Kuhlmann Junior (1991, 1998a), Stearns (2006), Heywood (2004), Kramer (2001), dentre outros. Apresentamos as análises de dados elaborados a partir de um estudo bibliográfico e empírico.Referências
#
Direitos de Autor (c) 2019 Argumentos Pró-educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que publicarem na Argumentos Pró-Educação concordam com os seguintes termos:
1 - mantém os direito autorais e concendem à revista o direito de primeira publicação, com o texto simultaneamente licendicado sob a Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional;
2 - têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do texto publicado nesta revista, como por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3 - têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho on-line, como por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua própria página pessoal a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isto pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado.