Trabalho e infância: o outro lado da moeda
Abstract
A relação trabalho e educação não é simples de ser estabelecida em função da configuração que o trabalho adquiriu na sociedade contemporânea. Essa relação torna-se mais difícil se acrescentarmos a ela a infância. Reduzidos ao mundo do capital, educação, trabalho e infância perdem seus princípios fundamentais. O processo de trabalho, quando reproduzido na esfera da dominação e da alienação, gera e alimenta um desequilíbrio formativo no mundo da infância. O objetivo deste artigo é compreender a seguinte problematização: por que a sociedade do capital condena o trabalho para a criança ao mesmo tempo em que estimula o consumismo? No decorrer da discussão teórica, propomos pensar os conceitos – trabalho, educação, infância. As fontes pesquisadas contemplaram Marx (1996, 2002), Mascarenhas (2012), Lima (2005, 2010), Arce (2004, 2007), Kuhlmann Junior (1991, 1998a), Stearns (2006), Heywood (2004), Kramer (2001), dentre outros. Apresentamos as análises de dados elaborados a partir de um estudo bibliográfico e empírico.References
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