Saberes para ensinar matemática e a expertise docente na obra de Fontoura
Resumo
Nesta pesquisa realizamos uma breve análise da base teórica aperfeiçoada pelo Grupo de Pesquisa da História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT), fundamentada por referenciais da Equipe de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE), Universidade de Genebra, a qual alicerça as discussões sobre os saberes pertinentes à docência e o expert em educação, com o intuito de perscrutar os saberes para ensinar matemática, que estão presentes na Metodologia do Ensino Primário, de Afro do Amaral Fontoura. Como resultado deste estudo encontramos alguns sinais da expertise de Fontoura, pois desempenhou um papel fundamental como organizador de manuais que orientaram a formação inicial de professores. E os saberes matemáticos elementares para ensinar, identificados na obra analisada, acompanham o ideário da Escola Nova, em relação aos métodos de ensino. Cada vez mais se notam as estreitas relações das Ciências da Educação, condicionando as atividades ao desenvolvimento das potencialidades dos alunos.Direitos de Autor (c) 2019 Argumentos Pró-educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que publicarem na Argumentos Pró-Educação concordam com os seguintes termos:
1 - mantém os direito autorais e concendem à revista o direito de primeira publicação, com o texto simultaneamente licendicado sob a Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional;
2 - têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do texto publicado nesta revista, como por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3 - têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho on-line, como por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua própria página pessoal a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isto pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado.