Currículo escolar: uma construção histórica, teórica e ideológica

  • Sandra Aparecida Pires Franco Universidade Estadual de Londrina http://orcid.org/0000-0002-7205-744X
  • Adrielly Rocateli Universidade Estadual de Londrina
  • Pâmela Cristina Guslen Rufino dos Santos Barbosa Universidade Estadual de Londrina
  • Daniella Caroline Rodrigues Ribeiro Ferreira Universidade Estadual de Londrina
  • Adriana Regina de Jesus Santos Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Educação, Currículo, Abordagens teóricas

Resumo

O presente estudo tem como objetivo compreender o conceito de currículo escolar tendo como parâmetro abordagens teóricas e metodológicas, tais como: acadêmica, humanista, tecnológica e reconstrucionista, a fim de identificar as influências culturais, ideológicas, políticas, econômicas e as relações de poder que permeiam a sua constituição e o quanto poderão refletir no âmbito educacional. Para o desenvolvimento desse estudo, fez-se o uso da pesquisa bibliográfica para o seguinte questionamento: Qual o conceito de currículo escolar e a abordagem teórica que permeiam o currículo escolar da sociedade brasileira do século XXI. A partir do estudo bibliográfico, compreende-se que o professor diante do atual contexto educativo e social do século XXI deve conhecer o processo de construção do currículo escolar e suas diferentes abordagens teóricas, pois estes nortearão os encaminhamentos pedagógicos no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem e consequentemente na formação de mundo, de sociedade e de sujeitos que a escola almeja formar.

Biografia do Autor

Sandra Aparecida Pires Franco, Universidade Estadual de Londrina
Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina PR
Adrielly Rocateli, Universidade Estadual de Londrina
Mestranda em EDucação no Programa de Pós-Graduação em EDucação da UEL
Pâmela Cristina Guslen Rufino dos Santos Barbosa, Universidade Estadual de Londrina
Mestranda em EDucação no programa de Pòs-Graduação em Educcação
Daniella Caroline Rodrigues Ribeiro Ferreira, Universidade Estadual de Londrina
mestranda em Educação pela Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL
Adriana Regina de Jesus Santos, Universidade Estadual de Londrina
Docente doPrograma de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina

Referências

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Publicado
2020-07-09
Como Citar
Franco, S. A. P., Rocateli, A., Barbosa, P. C. G. R. dos S., Ferreira, D. C. R. R., & Santos, A. R. de J. (2020). Currículo escolar: uma construção histórica, teórica e ideológica. Argumentos Pró-Educação, 5. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v5.e477
Edição
Seção
Artigos