Currículo escolar: uma construção histórica, teórica e ideológica
Resumo
O presente estudo tem como objetivo compreender o conceito de currículo escolar tendo como parâmetro abordagens teóricas e metodológicas, tais como: acadêmica, humanista, tecnológica e reconstrucionista, a fim de identificar as influências culturais, ideológicas, políticas, econômicas e as relações de poder que permeiam a sua constituição e o quanto poderão refletir no âmbito educacional. Para o desenvolvimento desse estudo, fez-se o uso da pesquisa bibliográfica para o seguinte questionamento: Qual o conceito de currículo escolar e a abordagem teórica que permeiam o currículo escolar da sociedade brasileira do século XXI. A partir do estudo bibliográfico, compreende-se que o professor diante do atual contexto educativo e social do século XXI deve conhecer o processo de construção do currículo escolar e suas diferentes abordagens teóricas, pois estes nortearão os encaminhamentos pedagógicos no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem e consequentemente na formação de mundo, de sociedade e de sujeitos que a escola almeja formar.Referências
BAUMAN, Z. Vida líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
COMTE, A. Écrits de jeunesse: 1816-1828. Paris: Mouton La Haye, 1970.
DEWEY, J. Reconstrução em filosofia. São Paulo: Nacional, 1959.
DURKHEIM, E. A educação moral. Petrópolis: Vozes, 2008.
GOODSON, I. F. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995
MARTINS, J. S. Anotações em torno do conceito de Educação para Convivência com o Semi-Árido. In: Educação para a convivência com o Semi-Árido Brasileiro: reflexões teórico práticas. Bahia: Juazeiro: Selo Editorial RESAB, 2004. p. 35-36.
MCNEIL, J. D. Curriculum: a comprehensive introduction. Tradução: José Camilo dos Santos Filho. Campinas: Unicamp, 2001b.
MCNEIL, John. O currículo escolar reconstrucionista social. Tradução: José Camilo dos Santos Filho. Campinas: Papirus, 2001.
MOREIRA, A.F. B. (org.). Currículos e programas no Brasil. Campinas: Papirus, 1990.
MOREIRA; SILVA, T. T. (org.). Currículo, cultura e sociedade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
SACRISTÁN, J. G. Poderes instáveis em educação. Tradução: Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artmed, 1999.
YOUNG, M. Para que servem as escolas? In: PEREIRA, M. Z. C.; CARVALHO, M. E. P.; PORTO, R. C. C. (org.). Globalização, interculturalidade e currículo escolar na cena escolar. Campinas: Alínea, 2009. p. 37-54.
Direitos de Autor (c) 2020 Argumentos Pró-educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que publicarem na Argumentos Pró-Educação concordam com os seguintes termos:
1 - mantém os direito autorais e concendem à revista o direito de primeira publicação, com o texto simultaneamente licendicado sob a Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional;
2 - têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do texto publicado nesta revista, como por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3 - têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho on-line, como por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua própria página pessoal a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isto pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado.