Nietzsche e a crítica ao humanismo na educação

Resumo

A proposta deste texto é analisar a crítica de Nietzsche à concepção de sujeito, seus desdobramentos em uma crítica ao humanismo e, a partir da crítica, traçar possibilidades educativas que podem ser construídas via desconstrução do entendimento do humano enquanto sujeito. Nesta análise utilizo metodologicamente a concepção nietzschiana de genealogia enquanto interpretação que se opõe ao caráter absoluto dos valores, tanto quanto a seu caráter relativo ou utilitário. As conclusões de tal análise certamente são provisórias, contingenciais e circunstanciais, sendo assim, para além de concluir, experimento um pensar a partir do “devir”, um pensar inocente e afirmativo que elabora “verdades” e valorações nos encontros produzidos pela vida. Pensamento “descomprometido” com o todo, sem culpa e sem visar recompensa, acima de tudo um pensar que afirme a vida.

Biografia Autor

Vilmar Martins, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Possuo graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2011), Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC (2015) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2014). Curso doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Tenho experiência na área de Filosofia da Educação, com ênfase em teorias da educação. Desenvolvo pesquisas especialmente a partir de Nietzsche. Neste contorno teórico a pesquisa tem priorizado: a) discutir o conceito de formação para além do humanismo; b) operar com os conceitos de espírito livre e além do homem; c) articular processos formativos / educativos / pedagógicos a partir da filosofia de Nietzsche; d) desenvolver estudos que promovam a interface entre Educação/Literatura e Filosofia. Participo do GRAFIA: Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da Educação e Arte, no Subgrupo BIO-Grafia Nietzsche.
Publicado
2018-07-18
Como Citar
Martins, V. (2018). Nietzsche e a crítica ao humanismo na educação. Argumentos Pró-educação, 3(8). https://doi.org/10.24280/ape.v3i8.322
Secção
Artigos