Estratégias de ensino e ferramentas interativas: indicações de professores e tutores
Resumo
Este estudo teve como objetivo identificar as ferramentas interativas consideradas como recursos eficazes para a mediação de estratégias de ensino em ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs). Participaram desta pesquisa 32 professores e tutores que atuam em AVAs. Para coleta de dados foi utilizado um instrumento com três questões que solicitavam aos participantes informações referentes às ferramentas interativas e às estratégias de ensino consideradas eficazes na mediação da educação on-line. Os dados foram organizados em planilha e submetidos à análise descritiva e inferencial. Os resultados obtidos possibilitaram evidenciar que o fórum de discussão é a ferramenta interativa mais indicada por professores/tutores para a mediação da educação on-line. Aspectos pedagógicos direcionados à comunicação e à produção on-line das ferramentas interativas e as estratégias de ensino necessárias para o processo educacional realizado em AVAs também foram identificados neste estudo.Direitos de Autor (c) 2018 Argumentos Pró-educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que publicarem na Argumentos Pró-Educação concordam com os seguintes termos:
1 - mantém os direito autorais e concendem à revista o direito de primeira publicação, com o texto simultaneamente licendicado sob a Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional;
2 - têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do texto publicado nesta revista, como por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3 - têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho on-line, como por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua própria página pessoal a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isto pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado.