Qualidade social da educação?: Breve análise do programa Mais Educação São Paulo
Resumo
Este texto analisa o processo de implantação do Programa Mais Educação São Paulo pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, no período de 2013 a 2016, cujo objetivo central era garantir a qualidade social da educação. Por meio dos pressupostos da abordagem do ciclo de políticas, formulado por Stephen Ball et al. (1994), em especial o contexto de produção, analisamos os atos normativos e os documentos produzidos nesse período. São estudados dois elementos desse programa, a saber: reformulação do sistema de ciclos e a criação de um sistema de monitoramento do processo avaliativo. Concluímos, que esse programa, no tocante à qualidade social da educação, ficou apenas no discurso, pois encontramos uma tendência de aumento das taxas de reprovação e evasão, além do estabelecimento de um sistema de monitoramento e acompanhamento do processo pedagógico do professor, divergindo da concepção de qualidade social fundamentada na participação, diálogo e formação integral do estudante.Direitos de Autor (c) 2017 Argumentos Pró-educação
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