Contradições e desafios econômico-político-ideológicos do Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar o resultado de pesquisa de pós-doutorado, sobre os determinantes econômicos, políticos e ideológicos na elaboração, aprovação e implementação do atual Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024). Para tanto, analisamos a Lei nº 13.005, sancionada em 25 de junho de 2014, que aprova o referido PNE, com suas diretrizes, metas, estratégias e delimitamos a pesquisa analisando as concepções de cidadania, democracia e direitos humanos no PNE, partindo da perspectiva materialista dialético-histórica. Chegamos à conclusão que o PNE é expressão do papel contraditório que desempenha a educação brasileira, produzindo na sociedade ideias, valores e práticas emancipatórias ou de dominação, colonização, ou seja, de luta de classes. Portanto, do ponto de vista da classe trabalhadora há a premente necessidade de intensificar a luta por politicas públicas emancipatórias, o que demanda a intensificação de organização, educação, união e consciência de classe.Direitos de Autor (c) 2017 Argumentos Pró-educação
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