Redes educativas no contexto da cibercultura: crianças de/no terreiro trançando seus saberes

  • Luzineide Miranda Borges UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC
  • Marta Ferreira da Silva Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Palavras-chave: Redes Educativas, Crianças de Terreiro, Epistemologia Ancestral, Cibercultura.

Resumo

Para compreender qual é o lugar da infância e como as crianças crescem e se desenvolvem em sua comunidade de origem é preciso olhar atento, ouvido à espreita e muito tempo sentada ou pulando com elas. Este artigo é fruto de 10 anos de pesquisa; dormindo e acordando com as crianças de candomblé fomos percebendo que elas crescem entre adultos, correndo, pulando, brincando e protagonizando o seu cotidiano e nas redes sociais digitais dão visibilidade as suas vivencias a partir das suas narrativas digitais: fotografias, vídeos e comentários. Neste texto apresentamos os desafios dessas crianças e suas mães na luta contra o racismo religioso no contexto da cibercultura. O toque epistemológico e metodológico foi possível a partir do nosso encontro com a epistemologia ancestral e a concepção de criança e infância.

Biografia do Autor

Luzineide Miranda Borges, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC
Doutora em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro(UERJ), mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2008), Especialista em Metodologia do Ensino Superior (2002), Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2000). Professora Assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz - Ba. Tenho experiência em: Gestão e Coordenação Escolar, docência na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, EAD. Atualmente tenho pesquisado: Redes Educativas, Religiosidade Afrobrasileira, Africanidades, Racismos e Ciberativismos.
Marta Ferreira da Silva, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Doutoranda em Educação Unicamp; Bolsista CAPES; Grupo de Pesquisa PHALA/Unicamp; Grupo de Pesquisa Currículo Cultura e Política/UFRRJ-IM. Pesquisas com ênfase em Educação nos Terreiros, Reeducação para  as Relaçôes Étnico Raciais, Filosofias Afrodiaspóricas

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Publicado
2020-04-29
Como Citar
Borges, L. M., & Ferreira da Silva, M. (2020). Redes educativas no contexto da cibercultura: crianças de/no terreiro trançando seus saberes. Argumentos Pró-Educação, 5. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v5.e634
Edição
Seção
Dossiê