Retalhos da educação cotidiana de alunos quilombolas do Arrojado

  • Maria do Socorro Santos Doutoranda (PROPED/UERJ)
Palavras-chave: Quilombo, Deslocamento, Escola, Práticas cotidianas

Resumo

Este escrito etnográfico traz retalhos do percurso [deslocamento] de alunos da comunidade quilombola do Arrojado à escola de ensino fundamental, localizada na zona rural da cidade de Portalegre/RN, além de brincadeiras e afazeres como e com os adultos. Trata-se de um recorte da pesquisa etnográfica desenvolvida na dissertação de mestrado em Ciências Humanas e Sociais, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, no ano de 2015. Trago a este diálogo estudiosos que têm articulado falas e posicionamentos às questões étnicas e raciais os quais promovem um movimento para o reconhecimento e políticas públicas educacionais de quilombolas. O escrito sinaliza uma tentativa de significá-los [os Arrojados] e, significá-los torna-se luta contra o racismo, contra o apagamento do grupo, contra ações de invisibilidade a educação escolar de todos os negros, quilombolas ou não.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Santos, Doutoranda (PROPED/UERJ)
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ProPEd/UERJ. É licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Mestrado em Ciências Sociais e Humanas pela mesma instituição. 

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Publicado
2020-04-29
Como Citar
Santos, M. do S. (2020). Retalhos da educação cotidiana de alunos quilombolas do Arrojado. Argumentos Pró-Educação, 5. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v5.e617
Edição
Seção
Dossiê