Projeto autonomia do saber na EPG Dorival Caymmi: novos caminhos na EJA

  • Tiago Cavalcante Guerra
  • Marcus Vinicius de Melo Oliveira

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência do Projeto Autonomia do Saber na Escola da Prefeitura de Guarulhos (EPG) Dorival Caymmi no ano de 2015, na modalidade Educação de Jovens e Adultos, EJA. Esta experiência teve como procedimento fundamental o diálogo democrático e contínuo, realizado por meio de assembleias entre outros métodos participativos e colaborativos, contando com a ação da gestão, da equipe docente e dos discentes. Ainda que inicial e em execução, o projeto impactou nos processos de ensino-aprendizagem, no modo de planejar currículo e na evasão dos educandos, apontando um caminho mais participativo na consecução dos objetivos da escola.

Biografia do Autor

Tiago Cavalcante Guerra
Pesquisador pós-graduado (mestrado) em História Social, com trabalhos em história local; professor do ensino fundamental e médio; mestrando em Educação Unifesp; desenvolvimento de instrumentos de pesquisa e coleta de dados e experiência no Terceiro Setor como educador e instrutor de oficinas (Educação e Meio Ambiente); experiência em supervisão pedagógica; prática na elaboração de projetos e sistemas de avaliação, elaboração de relatórios e material didático para cursos e capacitações; 
Marcus Vinicius de Melo Oliveira
Biólogo licenciado pela UFG, Especialista em Educação Ambiental e Mestre em Análise de Geoprocessamento pela UnG. Professor efetivo de Ciências do Estado de São Paulo e Professor Efetivo especialista do Município de Guarulhos.
Publicado
2018-07-18
Como Citar
Guerra, T. C., & Oliveira, M. V. de M. (2018). Projeto autonomia do saber na EPG Dorival Caymmi: novos caminhos na EJA. Argumentos Pró-Educação, 3(8). https://doi.org/10.24280/ape.v3i8.309
Seção
Relato de Experiência