SABERES DOCENTES – (RE)CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PROFISSIONAL DO EGRESSO DE PEDAGOGIA: ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR?

  • Genilda Maria da Silva Universidade de Pernambuco
  • Odair França de Carvalho Universidade de Pernambuco UPE
Palavras-chave: Ação docente. Competências e habilidades. Ensino-aprendizagem. Interdisciplinaridade. Saberes docentes.

Resumo

A sociedade contemporânea se reveste de grandes transformações, que na maioria das vezes a educação escolar não tem dado conta de responder. Assim, para atender as exigências deste contexto, faz-se relevante mediar o processo educativo pautado em saberes docentes, em vistas de uma perspectiva interdisciplinar. Este estudo reflete sobre os saberes que constituem a práxis docente do egresso do curso de Pedagogia da Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina – PE. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com princípios fenomenológicos e de cunho qualitativo, seguida da aplicação de um questionário aberto a cinco professoras egressas que se tornaram docentes de Pedagogia. Os resultados revelam, que apesar dos inúmeros saberes (re)construídos, as professoras compreendem o fazer interdisciplinar, apenas a partir da categoria da coletividade. Conclui-se, que, a interdisciplinaridade, possibilita o desempenho de práticas pedagógicas pautadas em saberes docentes essenciais, para o desempenho da ação-reflexão-ação, a qual potencializa transformações educativas e sociais.

Biografia do Autor

Odair França de Carvalho, Universidade de Pernambuco UPE
Doutor e pós doutor em Educação e professor Adjunto da Universidade de Pernambuco – UPE Campus Petrolina – PE e Coordenador Geral de Extensão – Pró-Reitoria de Extensão. É Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Escolar e não Escolar no Sertão Pernambucano (GEPESPE).

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Publicado
2021-12-21
Como Citar
da Silva, G. M., & França de Carvalho, O. (2021). SABERES DOCENTES – (RE)CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PROFISSIONAL DO EGRESSO DE PEDAGOGIA: ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR?. Argumentos Pró-Educação, 6. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v6.e889
Seção
Artigos