Docência na Educação Infantil no Brasil e as Ações do Capitalismo

  • Andréa Cunha Matos UFPA
Palavras-chave: Políticas Públicas, Educação Infantil, Profissionalização

Resumo

Neste artigo, a natureza do trabalho desenvolvido por docentes que atuam na educação infantil é analisada a partir de um contexto de mudanças no processo de trabalho, as quais ocorrem em nível global e implicam a formação de subjetividades. As ações do capitalismo sobre a educação no Brasil, especialmente com o advento da Teoria do Capital Humano e da das reformas iniciadas nos anos de 1990, têm levado à transferência de responsabilidades e ampliação do trabalho docente. Os atuais contornos assumidos pelas políticas voltadas à educação infantil aprofundam a precarização e intensificação que tem marcado historicamente o trabalho docente na nesta etapa da educação básica.

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Publicado
2022-08-02
Como Citar
Cunha Matos, A. (2022). Docência na Educação Infantil no Brasil e as Ações do Capitalismo. Argumentos Pró-Educação, 7. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v7.e820
Seção
Artigos