GRUPO ESCOLAR 13 DE MAIO DE UBERLÂNDIA-MG: DE-SENVOLVIMENTO, CIDADE E PODER PÚBLICO
Abstract
Este artigo explora a relação entre desenvolvimento econômico e educação segundo a criação e o funcionamento do Grupo Escolar 13 de Maio de Uberlândia-MG, entre 1962 e 1971, contexto de desenvolvimento nacional e da LDBEN. Também investigou os interesses subjacentes à construção de um grupo escolar na periferia e se propôs a analisar o cotidiano escolar e compreender as práticas escolares empreendidas nessa escola. Fundada no método histórico dialético, a investigação se valeu da pesquisa bibliográfica, documental e de entrevistas orais com os ex-alunos e ex-diretora. Os resultados apontam uma escola alinhada em uma lei que prescreve o direito à educação como ideal, mas que fez pouco pelo seu financiamento; uma escola que oferecia uma educação guiada pelo interesse do Estado de formar contingentes trabalhadores para suprir as demandas do desenvolvimento.Palavras-chave: Grupo escolar. Triângulo Mineiro. Educação.Os autores que publicarem na Argumentos Pró-Educação concordam com os seguintes termos:
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