INSTITUIÇÃO EDUCATIVA: PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA E MERCADO DE TRABALHO
Abstract
Este trabalho pretende olhar a participação da família na instituição educativa como meio de qualificar a educação focando as questões de organização institucional e do mercado de trabalho que dificultam e até mesmo impedem a participação da família na instituição de Educação Infantil. Instigou-nos perceber que mesmo em processos participativos e de qualificação da educação como o da Avaliação Institucional Participativa (AIP), a política de organização escolar e as possibilidades que se apresentam no dia a dia, entre outros fatores, são grandes entraves à participação da família na instituição. Para isso analisaremos, no que diz respeito à temática, trechos de entrevistas feitas com familiares, com gestor e com monitor de Educação Infantil do Centro de Educação Infantil (CEI), discutindo-as juntamente com um referencial teórico que nos ajudará a compreender o processo de AIP na Educação Infantil, a inserção das famílias nesse processo, bem como seus entraves e possibilidades.Palavras-chave: Educação Infantil. Participação da Família. Avaliação Participativa.Os autores que publicarem na Argumentos Pró-Educação concordam com os seguintes termos:
1 - mantém os direito autorais e concendem à revista o direito de primeira publicação, com o texto simultaneamente licendicado sob a Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional;
2 - têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do texto publicado nesta revista, como por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3 - têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho on-line, como por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua própria página pessoal a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isto pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado.