COMPREENSÃO DE LEITURA E USO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM: ESTUDO CORRELACIONAL
Abstract
Este estudo teve por objetivo correlacionar medidas que avaliam a compreensão de leitura e as estratégias de aprendizagem. Participaram 224 estudantes do ensino fundamental, com idades variando de 7 e 11 anos, sendo 113 meninos e 111 meninas, matriculados no terceiro, quarto e quinto anos de uma escola pública do interior do Estado de São Paulo. Os instrumentos utilizados foram dois textos estruturados segundo o padrão tradicional da técnica de Cloze, qual seja, omitindo o quinto vocábulo, e a Escala de Avaliação de Estratégias de Aprendizagem (EAVAP-EF). Na análise dos dados, pode-se perceber que houve relação positiva e significativa entre o Cloze e as estratégias metacognitivas, a ausência de estratégias metacognitivas disfuncionais e o total da Escala de Estratégias de Aprendizagem. Mesmo considerando os limites do presente estudo, é possível concluir que os instrumentos estudados estão relacionados.Palavras-chave: Leitura. Ensino fundamental. Avaliação psicológica. Estratégias de aprendizagemOs autores que publicarem na Argumentos Pró-Educação concordam com os seguintes termos:
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