Por entre o pensar sobre e o viver das crianças indígenas Kaingang

  • Silvia Maria Alves de Almeida Unochapeco e UFSC
  • Patrícia de Moraes Lima Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Indígenas, Alteridade, Território, Crianças, Verdade

Resumo

Este artigo tem como objetivo percorrer por entre os “fragmentos” do campo da pesquisa, que se inscreve numa etnografia, a qual nos permite pensar, repensar, visitar e revisitar o campo numa relação de proximidade com os sujeitos crianças da pesquisa, num tempo maior e a partir do que significam as crianças indígenas de suas experiências. Com objetivo de problematizar a trajetória de pesquisadoras e os conhecimentos produzidos sobre as crianças indígenas, bem como as narrativas que se constituem em “verdades” sobre como concebemos as crianças Kaingang na aldeia e cidade, consideramos algumas das leituras que aproximam um “outro olhar” ao que está em diálogo na pesquisa – as crianças indígenas Kaingang e suas relações com a aldeia e a cidade, numa tentativa de problematização acerca destes conhecimentos produzidos.

Biografia do Autor

Silvia Maria Alves de Almeida, Unochapeco e UFSC
Doutoranda do Curso de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina; Professora da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó.

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Publicado
2020-04-29
Como Citar
Alves de Almeida, S. M., & de Moraes Lima, P. (2020). Por entre o pensar sobre e o viver das crianças indígenas Kaingang. Argumentos Pró-Educação, 5. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v5.e627
Edição
Seção
Dossiê