A experiência de um grupo de pesquisa na formação de estudantes universitários

  • Mariliza Simonete Portela UNESPAR - Campus Paranaguá
  • Liceia Alves Pires Universidade Estadual do Paraná -UNESPAR

Resumo

Este artigo busca apresentar as contribuições para a formação inicial de professores propiciadas pelo Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática (GPHEM), constituído por professores e alunos da Educação Básica e Superior, em 2018. O grupo tem suas pesquisas na área da Educação Matemática, com uma concepção teórica baseada na História Cultural, na Cultura Escolar e na História das Disciplinas Escolares. Seu objetivo é dar oportunidade para licenciandos, dos Cursos de Matemática e Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) do campus de Paranaguá, construírem saberes utilizando o GPHEM para discussão e construção de pesquisas em história da educação matemática. Com os resultados até então observados, tanto nas produções quanto no rendimento em disciplinas pedagógicas, espera-se que eles percebam o ensino da matemática não apenas em questões de domínio de conteúdo, mas como profissionais cuja prática esteja assentada no conhecimento social, político e cultural da história da disciplina.

Biografia do Autor

Mariliza Simonete Portela, UNESPAR - Campus Paranaguá
Doutora e Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná na Linha de Pesquisa Históoria e Políiticas da Educação. Graduada em Matemática Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Tuiuti do Paraná (2002) e Especialista em Tecnologias Aplicadas a Educação (2003), Formação de Docentes e Orientadores Acadêmicos em EAD (2011). Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil - GHEMAT, vice lider do GHEMAT-PR. Atualmente professora adjunto do Ensino Público Superior atuando com Metodologia do Ensino das Ciências e Matemática. Fundamentos da Matemática e Estatística Aplicada à Educação e História da Matemática. Grupo de estudos com pesquisa voltada para a História da Disciplina Matemática.
Liceia Alves Pires, Universidade Estadual do Paraná -UNESPAR
Mestre em Métodos Numéricos em EngenhariaDocente da Universidade Estadual do Paraná -UNESPAR
Publicado
2019-06-25
Como Citar
Portela, M. S., & Pires, L. A. (2019). A experiência de um grupo de pesquisa na formação de estudantes universitários. Argumentos Pró-Educação, 4(11). https://doi.org/10.24280/ape.v4i11.426
Seção
Número Temático