Diário Popular e Correio Paulistano: espaço de atuação do grêmio de professores
Abstract
A “grande reforma”, termo utilizado no final do século XIX para se referir à primeira reforma da instrução pública paulista, tem sido abordada pela historiografia da educação como um projeto homogêneo, resultante de um consenso entre uma elite intelectual e o Estado. Promulgada em 1892, teve como finalidade ampliar o acesso à escolarização formal, frente às demandas pelo maior uso social da leitura e da escrita. Como fruto de discussões que ocorriam desde a última quadra do Império, o Grêmio de professores da Escola Normal passou a reivindicar uma ampla reforma do ensino, obtendo espaço nos jornais Diário Popular e Correio Paulistano, entre 1890 e 1891. Este artigo tem como objetivo uma análise desses jornais, evidenciando que a reforma do ensino envolveu conflitos e disputas entre vários atores sociais, num momento em que se considerava a educação como elemento fundamental para a consolidação do República recém-proclamada.Copyright (c) 2018 Argumentos Pró-Educação
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