O ensino da arqueologia na educação infantil
Abstract
O presente trabalho busca socializar resultados parciais referentes a uma Ação Educativa realizada com crianças em idade pré-escolar em uma Escola Municipal localizada no Município de Campo Bom-RS, em torno da História da Ciência - Arqueologia no Brasil. Com esta proposta de trabalho, objetiva-se estabelecer aproximações entre uma área do saber específico, a Arqueologia, com os Níveis de Educação Básica, a saber, educação infantil e Anos Iniciais. Para tal, recorreu-se, como proposta didática, a momentos de Hora do Conto tendo como personagem central a biografia do Arqueólogo Brasileiro Pedro Mentz Ribeiro. Tal pesquisa, vinculada e orientada por Docentes da Universidade FEEVALE-RS, justifica-se por estar valorizando e promovendo aprendizagens histórico-culturais, a partir de vivências do “fazer arqueológico”, com crianças em idade pré-escolar que, segundo o arcabouço teórico vigotskiano, potencializam aprendizagens e desenvolvimento a partir da sua imersão ao saber socialmente produzido e historicamente acumulado pela humanidade, neste caso a arqueologia.Copyright (c) 2018 Argumentos Pró-Educação
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