Cenário Acadêmico de Medidas de Prevenção e Intervenção à Violência Escolar

  • Diully Ferreira Universidade Federal do Pará
  • Livia Sousa da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Palavras-chave: Violência na Escola, Desafios da Educação, Informação e Educação

Resumo

O presente ensaio buscou identificar proposições de prevenção e ou intervenção à violência escolar em trabalhos disponíveis na plataforma Google acadêmico e Scielo no interstício de 2015 a 2019. O tratamento analítico ocorreu com base na análise temática, conforme propõem Braun e Clarke (2006). Assim, a partir dos resultados, foram encontrados quatro principais temas referentes às proposições de estudos sobre a prevenção e a intervenção à violência escolar: Diálogo para formação moral e ética dos alunos; Formação na família; Papel da Escola; e Papel do Estado. Observou-se que, as principais incursões no sentido de prevenir e ou minimizar situações violentas na escola, observadas nos textos analisados, denotam uma centralidade de ações em relação aos estudantes, submetidos, sobretudo, às práticas de disciplinamento, e que perpassam as diferentes instituições pelas quais esses sujeitos estão submetidos: a família, a escola e a sociedade.

Biografia do Autor

Diully Ferreira, Universidade Federal do Pará
Graduanda do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará. Voluntaria na secretaria da Associação união de moradores do Riacho doce- AUMRD. Voluntária no Grupo de pesquisa intitulado: Reconstruindo memórias sociais acerca da rivalidade entre as escolas em Belém-PA. Atualmente é bolsista da secretaria do Instituto de Ciências Jurídicas, UFPA. Área de atuação: Educação.
Livia Sousa da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Doutora em Ciências Sociais ? Sociologia, pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Mestre em Educação (Currículo e Formação de Professores), pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Especialista em Psicopedagogia Educacional com ênfase em psicopedagogia preventiva, pela Universidade do Estado do Pará (UEPA);Licenciada plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Membro do Grupo de Pesquisa Imagem, Arte, Ética e Sociedade; e vice-coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero, Feminismos e Interseccionalidade. Atualmente é Professora Adjunta I no Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará - UFPA, Faculdade de Educação.

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Publicado
2022-05-15
Como Citar
Ferreira, D. S. P., & Silva, L. S. da. (2022). Cenário Acadêmico de Medidas de Prevenção e Intervenção à Violência Escolar . Argumentos Pró-Educação, 7. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v7.e973
Seção
Ensaio