GRUPO ESCOLAR 13 DE MAIO DE UBERLÂNDIA-MG: DE-SENVOLVIMENTO, CIDADE E PODER PÚBLICO

  • Márcia Silva de Melo Villas Boas
  • Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  • José Carlos Souza Araujo

Resumo

Este artigo explora a relação entre desenvolvimento econômico e educação segundo a criação e o funcionamento do Grupo Escolar 13 de Maio de Uberlândia-MG, entre 1962 e 1971, contexto de desenvolvimento nacional e da LDBEN. Também investigou os interesses subjacentes à construção de um grupo escolar na periferia e se propôs a analisar o cotidiano escolar e compreender as práticas escolares empreendidas nessa escola. Fundada no método histórico dialético, a investigação se valeu da pesquisa bibliográfica, documental e de entrevistas orais com os ex-alunos e ex-diretora. Os resultados apontam uma escola alinhada em uma lei que prescreve o direito à educação como ideal, mas que fez pouco pelo seu financiamento; uma escola que oferecia uma educação guiada pelo interesse do Estado de formar contingentes trabalhadores para suprir as demandas do desenvolvimento.Palavras-chave: Grupo escolar. Triângulo Mineiro. Educação.

Biografia do Autor

Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro, possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (1983), foi a primeira discente do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO da Universidade Federal de Uberlândia a defender o MESTRADO EM EDUCAÇÃO no (1992) na UFU.Possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997). Pós-Doutorado em Psiquiatria, Neurologia e Psicologia Médica (2000). Aprovada em Concurso Público de Provas e Títulos realizado pela Universidade Federal de Uberlândia para o exercício do magistério superior na Faculdade de Ciências Integradas do Pontal UFU - Diário Oficial da União - Seção 3 - 29/06/2006 - Curso de Pedagogia Área 1 - Política e Gestão da Educação e História da Educação. É professora de História da Educação e Política e Gestão da Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na qual é membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografias da Educação (NEPHE-) Membro da Comissão local da organização do VI Luso Brasileiro de História da Educação 2006/UFU/MG. É sócia da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), membro do Grupo de Trabalho em Formação Docente, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Tem experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História das Instituições Educacionais, Gênero, Etnia e Geração, Memória e História da Educação. É autora do Livro: Ensino Noturno: A travessia para a Esperança-Global - Editora. 1995 e co-autora do Livro: Primórdios na Escola Pública Republicana no Triângulo Mineiro, juntamente com os autores Elizabeth Farias da Silva e José Carlos Souza Araújo - editora EGIL/FAPEMIG-2003.É organizadora e co-autora da juntamente com os professores doutores José Carlos Souza Araújo e Sauloéber Társio de Souza da coletânea intitulada: Do Público ao Privado, do Confessional ao Laico: A história das instituições escolares na Ituiutaba do século XX. 1. ed. Uberlândia - MG: EDUFU/FAPEMIG, 2009. 277 p. É organizadora e co-autora juntamente com os professores doutores José Carlos Souza Araújo e Sauloéber Társio de Souza da coletânea que se encontra no prelo intitulada: Grupos Escolares na Modernidade Mineira (Triângulo e Alto Paranaíba) com apoio da FAPEMIG e da editora Alínea. É organizadora e co-autora juntamente com os professores doutores Sauloéber Társio de Souza e Carlos Henrique de Carvalho da coletânea que se encontra no prelo intitulada: Cinema e Ensino de História da Educação, com apoio da FAPEMIG e da editora Alínea. É docente do PROGRAMA DE Pós-Graduação da UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (FACED),orientando alunos do mestrado e doutorado.Foi membro da CAMARA SHA da Fapemig nos anos de 2002 a 2006;É Membro do Conselho Editorial da Revista HISTEDBR on-line. Desde 2008.É membro do conselho editorial do periódico Cadernos de História da Educação da UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA.Foi Membro e Coordenadora de Comissão de julgamento das propostas referentes ao Edital FAPEMIG - 3/2011 - Programa Pesquisador Mineiro PPM V FHA, nos dias 31 de maio e 01 de junho, durante o dia todo. 2011. (Comissão Técnica). Comissão de julgamento das propostas referentes ao Edital FAPEMIG - 5/2011 Programa de Apoio à Publicações Científicas e Tecnológicas - Publicação de Períodicos Científicos institucionais, no dia 6 de julho, o dia todo. 2011. (Comissão Técnica).Recebeu o Grau de Medalha de Honra pelos relevantes serviços prestado à Educação em Minas Gerais do Governador do Estado de Minas Gerais, Itamar Augusto Cautiero Franco em 15 de Outubro 1999. Recebeu menção honrosa do Prêmio de Pesquisa Professor Warwick Estevam Kerr 2012. Foi eleita delegada do Ensino Superior Público do Estado de Minas Gerais para a participação na CONAE 2014 em Brasilia.
Publicado
2016-04-23
Como Citar
Villas Boas, M. S. de M., Ribeiro, B. de O. L., & Araujo, J. C. S. (2016). GRUPO ESCOLAR 13 DE MAIO DE UBERLÂNDIA-MG: DE-SENVOLVIMENTO, CIDADE E PODER PÚBLICO. Argumentos Pró-Educação, 1(1). https://doi.org/10.24280/ape.v1i1.74
Seção
Artigos