INSTITUIÇÃO EDUCATIVA: PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA E MERCADO DE TRABALHO

  • Ana Paula Carra Tuschi UNICAMP
  • Maria Marcia Sigrist Malavasi

Resumo

Este trabalho pretende olhar a participação da família na instituição educativa como meio de qualificar a educação focando as questões de organização institucional e do mercado de trabalho que dificultam e até mesmo impedem a participação da família na instituição de Educação Infantil. Instigou-nos perceber que mesmo em processos participativos e de qualificação da educação como o da Avaliação Institucional Participativa (AIP), a política de organização escolar e as possibilidades que se apresentam no dia a dia, entre outros fatores, são grandes entraves à participação da família na instituição. Para isso analisaremos, no que diz respeito à temática, trechos de entrevistas feitas com familiares, com gestor e com monitor de Educação Infantil do Centro de Educação Infantil (CEI), discutindo-as juntamente com um referencial teórico que nos ajudará a compreender o processo de AIP na Educação Infantil, a inserção das famílias nesse processo, bem como seus entraves e possibilidades.Palavras-chave: Educação Infantil. Participação da Família. Avaliação Participativa.
Publicado
2016-04-23
Como Citar
Carra Tuschi, A. P., & Malavasi, M. M. S. (2016). INSTITUIÇÃO EDUCATIVA: PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA E MERCADO DE TRABALHO. Argumentos Pró-Educação, 1(1). https://doi.org/10.24280/ape.v1i1.73
Seção
Artigos