A REVITALIZAÇÃO DA FEITURA CERÂMICA GUARANI-MBYÁ NA TEKOA MBOY-Y-TY: UMA VIA DE REDESCOBRIMENTO E REAFIRMAÇÃO DO SEU ETHOS IDENTITÁRIO

  • Franklin da Silva Alonso Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Índios. Guarani-Mbyá. Cerâmica. Arte-Educação.

Resumo

Durante toda nossa história nacional, sempre houve a interação sociocultural sistemática entre indígenas e a comunidade não-índia, muitas vezes criando a falsa noção de superioridade de uma sobre a outra. Daí, objetivei buscar a retomada das obras de barro Guarani-Mbyá na aldeia Mboy-y-ty pela metodologia de uma pesquisa-ação atuante junto às suas crianças, pois no Brasil (desde o século XVI) tal ação artística vem sendo desmobilizada pelo colonizador europeu e seus descendentes, nutrindo no senso comum uma ideia de enfraquecimento estético agregado às realizações concretas nativas. No decorrer desse escrito, perceber-se-á que os resultados obtidos nas oficinas cerâmicas com tais crianças hão de contradizer a mitologia escrita pela ótica etnocêntrica de sua fragilidade na formação cultural de nosso país, concluindo que o índio é sim um verdadeiro protagonista histórico, indivíduo altamente contribuinte para a estruturação de nossa sociedade.

Biografia do Autor

Franklin da Silva Alonso, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Franklin da Silva Alonso. Graduado em Educação Artística com Habilitação em História da Arte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestre em Artes Visuais em Arte, Cognição e Cultura pela mesma Universidade. Atualmente é professor de Educação Artística pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e na Cidade de Mesquita (RJ). 

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Publicado
2021-04-11
Como Citar
Alonso, F. da S. (2021). A REVITALIZAÇÃO DA FEITURA CERÂMICA GUARANI-MBYÁ NA TEKOA MBOY-Y-TY: UMA VIA DE REDESCOBRIMENTO E REAFIRMAÇÃO DO SEU ETHOS IDENTITÁRIO . Argumentos Pró-Educação, 6. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v6.e613
Seção
Artigos