100 Fuentes para estudar história de la educación matemática de Venezuela

Não há

Palavras-chave: educação, matemática, história

Resumo

O objetivo do presente trabalho é analisar e categorizar, de forma sucinta e global, cem (100) trabalhos de pesquisa da História da Educação Matemática da Venezuela. Considerou-se as seguintes categorias: recorte temporal, marcado pela data do documento mais antigo e a data do documento mais recente; autoria, juntamente com o número de documentos os quais aparecem vinculados; tipos de documentos e temas tratados. Constatou-se que 27 dos 100 trabalhos assumem a gênese e o desenvolvimento da Educação Matemática como uma disciplina em si, como questão de interesse investigativo. Concluiu-se que, nas últimas décadas, vem ocorrendo um significativo aumento de pesquisadores e de publicações na área da História da Educação Matemática na Venezuela, o que demonstra um crescente interesse por este campo investigação.

Biografia do Autor

Fredy Enrique González, UFRN, Brasil (UPEL-NIEM, Venezuela)
Fredy Enrique Gonzálezfredygonzalezdem@gmail.comPossui doutorado em Educação - Universidad de Carabobo (1998). Profesor Titular Jubilado (Aposentado), en la Universidad Pedagógica Experimental Libertador (Núcleo Maracay); Coordinador-Fundador del Núcleo de Investigación en Educación Matemática "Dr. Emilio Medina" (NIEM ) y del Centro de Investigaciones Educacionales Paradigma (CIEP) de la UPEL Maracay. Coordinador-Fundador del Doctorado en Educación Matemática (UPEL Maracay), Coordinador del Proyecto de Pesquisa intitulado "Historia Social de la Educación Matemática en Iberoamérica", vinculado con la Línea de Investigación en Educación Matemática (018) del NIEM; Facilitador de Cursos y Seminarios, Tutor de Trabajos de Grado de Maestría y de Tesis Doctorales. Director-Editor de la Revista Paradigma. Consultor de Investigación en el Centro de Estudios Educativos (CEED) adscrito al Área de Ciencias Sociales y Humanidades del Instituto Tecnológico de Santo Domingo, República Dominicana (2015-2017); Miembro Asociado del comité Latinoamericano de matemática Educativa, CLAME (2016- Actual). Profesor Visitante Extranjero de la Universidade Federal de Rio Grande do Norte (UFRN) en el Departamento de Educación (Diciembre 2017 - Actual)http://lattes.cnpq.br/4034449429973970
Publicado
2019-06-25
Como Citar
González, F. E. (2019). 100 Fuentes para estudar história de la educación matemática de Venezuela. Argumentos Pró-Educação, 4(11). https://doi.org/10.24280/ape.v4i11.499
Seção
Número Temático