Saberes para ensinar matemática e a expertise docente na obra de Fontoura

  • Rogerio dos Santos Carneiro Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Neuza Bertoni Pinto Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC

Resumo

Nesta pesquisa realizamos uma breve análise da base teórica aperfeiçoada pelo Grupo de Pesquisa da História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT), fundamentada por referenciais da Equipe de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE), Universidade de Genebra, a qual alicerça as discussões sobre os saberes pertinentes à docência e o expert em educação, com o intuito de perscrutar os saberes para ensinar matemática, que estão presentes na Metodologia do Ensino Primário, de Afro do Amaral Fontoura. Como resultado deste estudo encontramos alguns sinais da expertise de Fontoura, pois desempenhou um papel fundamental como organizador de manuais que orientaram a formação inicial de professores. E os saberes matemáticos elementares para ensinar, identificados na obra analisada, acompanham o ideário da Escola Nova, em relação aos métodos de ensino. Cada vez mais se notam as estreitas relações das Ciências da Educação, condicionando as atividades ao desenvolvimento das potencialidades dos alunos.

Biografia do Autor

Rogerio dos Santos Carneiro, Universidade Federal do Tocantins - UFT
 
Publicado
2019-06-25
Como Citar
Carneiro, R. dos S., & Pinto, N. B. (2019). Saberes para ensinar matemática e a expertise docente na obra de Fontoura. Argumentos Pró-Educação, 4(11). https://doi.org/10.24280/ape.v4i11.484
Seção
Número Temático