Qualidade social da educação?: Breve análise do programa Mais Educação São Paulo
Resumo
Este texto analisa o processo de implantação do Programa Mais Educação São Paulo pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, no período de 2013 a 2016, cujo objetivo central era garantir a qualidade social da educação. Por meio dos pressupostos da abordagem do ciclo de políticas, formulado por Stephen Ball et al. (1994), em especial o contexto de produção, analisamos os atos normativos e os documentos produzidos nesse período. São estudados dois elementos desse programa, a saber: reformulação do sistema de ciclos e a criação de um sistema de monitoramento do processo avaliativo. Concluímos, que esse programa, no tocante à qualidade social da educação, ficou apenas no discurso, pois encontramos uma tendência de aumento das taxas de reprovação e evasão, além do estabelecimento de um sistema de monitoramento e acompanhamento do processo pedagógico do professor, divergindo da concepção de qualidade social fundamentada na participação, diálogo e formação integral do estudante.Copyright (c) 2017 Argumentos Pró-Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicarem na Argumentos Pró-Educação concordam com os seguintes termos:
1 - mantém os direito autorais e concendem à revista o direito de primeira publicação, com o texto simultaneamente licendicado sob a Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional;
2 - têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do texto publicado nesta revista, como por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3 - têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho on-line, como por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua própria página pessoal a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isto pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado.