Qualidade social da educação?: Breve análise do programa Mais Educação São Paulo

  • Mauricio de Sousa Faculdade de Educação/UNICAMP
  • Mara Regina Lemes de Sordi Unicamp

Resumo

Este texto analisa o processo de implantação do Programa Mais Educação São Paulo pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, no período de 2013 a 2016, cujo objetivo central era garantir a qualidade social da educação. Por meio dos pressupostos da abordagem do ciclo de políticas, formulado por Stephen Ball et al. (1994), em especial o contexto de produção, analisamos os atos normativos e os documentos produzidos nesse período. São estudados dois elementos desse programa, a saber: reformulação do sistema de ciclos e a criação de um sistema de monitoramento do processo avaliativo. Concluímos, que esse programa, no tocante à qualidade social da educação, ficou apenas no discurso, pois encontramos uma tendência de aumento das taxas de reprovação e evasão, além do estabelecimento de um sistema de monitoramento e acompanhamento do processo pedagógico do professor, divergindo da concepção de qualidade social fundamentada na participação, diálogo e formação integral do estudante.

Biografia do Autor

Mauricio de Sousa, Faculdade de Educação/UNICAMP
Doutorando em educação pela Faculdade de Educação Unicamp e coordenador pedagógico na rede muncipal de ensino de São Paulo. http://lattes.cnpq.br/4494373280131645
Mara Regina Lemes de Sordi, Unicamp
Professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil CV: http://lattes.cnpq.br/6737123125852473
Publicado
2017-12-05
Como Citar
Sousa, M. de, & Sordi, M. R. L. de. (2017). Qualidade social da educação?: Breve análise do programa Mais Educação São Paulo. Argumentos Pró-Educação, 2(6). https://doi.org/10.24280/ape.v2i6.260
Seção
Artigos