Contradições e desafios econômico-político-ideológicos do Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar o resultado de pesquisa de pós-doutorado, sobre os determinantes econômicos, políticos e ideológicos na elaboração, aprovação e implementação do atual Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024). Para tanto, analisamos a Lei nº 13.005, sancionada em 25 de junho de 2014, que aprova o referido PNE, com suas diretrizes, metas, estratégias e delimitamos a pesquisa analisando as concepções de cidadania, democracia e direitos humanos no PNE, partindo da perspectiva materialista dialético-histórica. Chegamos à conclusão que o PNE é expressão do papel contraditório que desempenha a educação brasileira, produzindo na sociedade ideias, valores e práticas emancipatórias ou de dominação, colonização, ou seja, de luta de classes. Portanto, do ponto de vista da classe trabalhadora há a premente necessidade de intensificar a luta por politicas públicas emancipatórias, o que demanda a intensificação de organização, educação, união e consciência de classe.Copyright (c) 2017 Argumentos Pró-Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicarem na Argumentos Pró-Educação concordam com os seguintes termos:
1 - mantém os direito autorais e concendem à revista o direito de primeira publicação, com o texto simultaneamente licendicado sob a Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional;
2 - têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do texto publicado nesta revista, como por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3 - têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho on-line, como por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua própria página pessoal a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isto pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado.