Contradições e desafios econômico-político-ideológicos do Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024

  • Antonio Carlos Souza Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • César Aparecido Nunes Universidade Estadual de Campinas

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o resultado de pesquisa de pós-doutorado, sobre os determinantes econômicos, políticos e ideológicos na elaboração, aprovação e implementação do atual Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024). Para tanto, analisamos a Lei nº 13.005, sancionada em 25 de junho de 2014, que aprova o referido PNE, com suas diretrizes, metas, estratégias e delimitamos a pesquisa analisando as concepções de cidadania, democracia e direitos humanos no PNE, partindo da perspectiva materialista dialético-histórica. Chegamos à conclusão que o PNE é expressão do papel contraditório que desempenha a educação brasileira, produzindo na sociedade ideias, valores e práticas emancipatórias ou de dominação, colonização, ou seja, de luta de classes. Portanto, do ponto de vista da classe trabalhadora há a premente necessidade de intensificar a luta por politicas públicas emancipatórias, o que demanda a intensificação de organização, educação, união e consciência de classe. 

Biografia do Autor

Antonio Carlos Souza, Universidade Estadual do Norte do Paraná
Doutor em Educação. Professor do Colegiado de Filosofia, do Centro de Ciências Humanas e da Educação, Campus Jacarezinho, Universidade Estadual do Norte do Paraná. Realizou estágio de Pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas.
César Aparecido Nunes, Universidade Estadual de Campinas
Doutor em Educação e Livre-docente em Filosofia e Educação. Professor da Universidade Estadual de Campinas.
Publicado
2017-12-05
Como Citar
Souza, A. C., & Nunes, C. A. (2017). Contradições e desafios econômico-político-ideológicos do Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024. Argumentos Pró-Educação, 2(6). https://doi.org/10.24280/ape.v2i6.258
Seção
Artigos