O ensino da arqueologia na educação infantil

  • Vitoria Duarte Wingert Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Jander Fernandes Martins Universidade FEEVALE-RS
  • Inês Caroline Reichert Universidade FEEVALE-RS

Resumo

O presente trabalho busca socializar resultados parciais referentes a uma Ação Educativa realizada com crianças em idade pré-escolar em uma Escola Municipal localizada no Município de Campo Bom-RS, em torno da História da Ciência - Arqueologia no Brasil. Com esta proposta de trabalho, objetiva-se estabelecer aproximações entre uma área do saber específico, a Arqueologia, com os Níveis de Educação Básica, a saber, educação infantil e Anos Iniciais. Para tal, recorreu-se, como proposta didática, a momentos de Hora do Conto tendo como personagem central a biografia do Arqueólogo Brasileiro Pedro Mentz Ribeiro. Tal pesquisa, vinculada e orientada por Docentes da Universidade FEEVALE-RS, justifica-se por estar valorizando e promovendo aprendizagens histórico-culturais, a partir de vivências do “fazer arqueológico”, com crianças em idade pré-escolar que, segundo o arcabouço teórico vigotskiano, potencializam aprendizagens e desenvolvimento a partir da sua imersão ao saber socialmente produzido e historicamente acumulado pela humanidade, neste caso a arqueologia.

Biografia do Autor

Vitoria Duarte Wingert, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Licenciada em História pela Universidade Feevale. Especializanda em Ensino de Filosofia no Ensino Médio (UFSM) e Mídias na Educação (IFSUL). Atualmente é professora concursada no municipio de Campo Bom-RS
Jander Fernandes Martins, Universidade FEEVALE-RS
Mestrando em Processos e Manifestações Culturais (Universidade FEEVALE). Especialista em TIC-EDU (FURG). Licenciado em Pedagogia (UFSM). Atualmente é professor concursado no municipio de Campo Bom-RS
Inês Caroline Reichert, Universidade FEEVALE-RS
Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1998) e Especialização em Educação, Diversidade e Cultura Indígena pela Escola Superior de Teologia (2011). Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1990).Atualmente é professora titular da Universidade Feevale.  É Coordenadora do Programa de Extensão Nutrindo Identidades Raciais Afirmativas/NIARA. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale, na linha de pesquisa de Inclusão Social e Políticas Públicas. Realizou Doutorado Sandwich junto à Université de Montreal em 2016.O ENSINO DA ARQUEOLOGIA NA PRÉ-ESCOLA
Publicado
2018-07-18
Como Citar
Wingert, V. D., Martins, J. F., & Reichert, I. C. (2018). O ensino da arqueologia na educação infantil. Argumentos Pró-Educação, 3(8). https://doi.org/10.24280/ape.v3i8.252
Seção
Relato de Experiência