Narrativas sobre a construção do Tempo Integral em Angra dos Reis

  • Marcio Bernardino Sirino Servidor Público da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis.

Resumo

Este presente trabalho - recorte da pesquisa de Mestrado em Educação, defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGEdu/UNIRIO) - visa apresentar o processo de materialização da política pública de educação em tempo integral do município de Angra dos Reis (RJ), tendo a clareza de que a socialização dessa experiência política, em construção desde 2009, muito pode contribuir para a problematização no que tange às Políticas Públicas Educacionais. Para essa finalidade, foi utilizada, como aporte metodológico, a análise documental em articulação com a pesquisa bibliográfica de autores que abordam a temática da Educação Integral em Tempo Integral e, ainda, da própria política pública educacional como uma forma de percebermos que a política pública se ressignifica na prática e adquire novas dimensões por conta do ciclo pelo qual passa.

Biografia do Autor

Marcio Bernardino Sirino, Servidor Público da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis.
Mestre em Educação (PPGEdu/UNIRIO); Especialista em Alfabetização dos Estudantes das Classes Populares (UFF/Angra dos Reis); Pedagogo (UCB); Servidor Público da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis (PMAR); Membro do Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/UNIRIO) e Pesquisador Convidado do Projeto de Extensão Fora da Sala de Aula: Formações, Representações e Práticas educativas não escolares e/ou extracurriculares no município de São Gonçalo (UERJ-FFP/São Gonçalo).
Publicado
2017-12-05
Como Citar
Sirino, M. B. (2017). Narrativas sobre a construção do Tempo Integral em Angra dos Reis. Argumentos Pró-Educação, 2(6). https://doi.org/10.24280/ape.v2i6.236
Seção
Artigos