ESTUDOS INICIAIS DE UMA ESCALA DE AVALIAÇÃO DA ANSIEDADE PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

  • Juliana de Oliveira Barros Amancio Mattos Universidade Federal da Bahia
  • Kalena Ellen dos Santos Ferraz
  • Sheine Suane Costa de Matos Sousa
  • Yasmin Carolina Lourenço de Sousa Guimarães
  • Thatiana Helena de Lima

Resumo

O objetivo deste trabalho foi construir e buscar evidências de validade de estrutura interna para uma escala de ansiedade e verificar possíveis diferenças nos níveis de ansiedade para as seguintes variáveis: gênero, tipo de instituição, semestre e região de moradia. A priori, foi realizada uma busca das teorias sobre ansiedade e estabelecida uma diferenciação entre dois tipos – estado e traço – a fim de delimitar melhor o campo de análise. Participaram 214 estudantes do curso de psicologia de instituições e estados diferentes, utilizando uma ferramenta online para aplicação de uma escala de concordância de cinco pontos contendo 44 itens a serem respondidos. Nas análises pôde-se perceber uma estrutura fatorial que dividiu a escala em dois fatores, a saber, ansiedade-traço e ansiedade-estado. Para a ansiedade-estado, também houve uma subdivisão em dois fatores, sendo um relacionado às questões do contexto universitário e outro relacionado ao contexto do mercado de trabalho. Os dados foram discutidos à luz da teoria proposta para a área, bem como as limitações e sugestões foram apresentadas no texto.

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Publicado
2021-12-21
Como Citar
Mattos, J. de O. B. A., Ferraz, K. E. dos S., Sousa, S. S. C. de M., Guimarães , Y. C. L. de S., & Lima , T. H. de. (2021). ESTUDOS INICIAIS DE UMA ESCALA DE AVALIAÇÃO DA ANSIEDADE PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. Argumentos Pró-educação, 6. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v6.e868
Secção
Artigos