PONTOS DE INFLEXÃO NA IDEIA DE GESTÃO EDUCACIONAL DE HELOÍSA LÜCK
Resumo
O objetivo deste artigo é aproximar a delimitação conceitual em Heloíse Lück (2006) de gestão paradigmática a ideia de paradigma de Thomas Kuhn (2007). A delimitação conceitual de gestão paradigmática está presente na coleção de cadernos de Heloísa Lück (2006) em suas variações. Em Kuhn (2007), a ideia de paradigma foi desenvolvida em sua obra “A Estrutura das Revoluções Científicas”. Em um segundo momento aproximamos a delimitação conceitual de Lück (2006) sobre gestão da ideia de Follett (1997). O tipo de pesquisa utilizado na produção deste texto foi a bibliográfica de acordo com Köche (2015) que parte da apropriação de conceitos e concepções presentes na literatura. Desta forma adotou-se o método hipotético-dedutivo (MARCONI; LAKATOS 2009) a partir do problema levantado sobre aproximação da ideia de gestão e da ideia de paradigma. O resultado da pesquisa aponta para o estranhamento entre a delimitação conceitual de gestão paradigmática em Kuhn (2007) e Follett (1997). A hipótese de trabalho nesta pesquisa parte da suposição que a delimitação da ideia de gestão de Lück (2006) traria possíveis interpretações diferentes sobre a gestão do ensino na educação brasileira.Referências
KUHN, Thomas. S. A estrutura das revoluções científicas. Tradução: Beatriz Viana Boeira; Nelson Boeira. Perspectiva: São Paulo, 2007.
LÜCK, Heloísa. Gestão educacional: uma questão paradigmática. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2006. Vol. I.
___________. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. Vol. II.
___________. Gestão da cultura e do clima organizacional da escola. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. Vol. V.
___________. Gestão do processo de aprendizagem pelo professor. Petrópolis: Vozes, 2014. Vol. III.
Direitos de Autor (c) 2021 Argumentos Pró-educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que publicarem na Argumentos Pró-Educação concordam com os seguintes termos:
1 - mantém os direito autorais e concendem à revista o direito de primeira publicação, com o texto simultaneamente licendicado sob a Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional;
2 - têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do texto publicado nesta revista, como por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3 - têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho on-line, como por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua própria página pessoal a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isto pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado.