AVALIAÇÃO COM IMAGENS EM OFICINAS DE CINEMA PARA CRIANÇAS: ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO
Resumo
Este artigo apresenta análise de uma metodologia de avaliação com o uso de imagens com crianças. Procurou-se sistematizar as ações e procedimentos para que possam ser adaptadas, aprimoradas e contribuírem com avaliação de diferentes aprendizagens. Tal método foi elaborado pelo Grupo de Pesquisa Educação e Mídia (PUC-Rio) e testado em oficinas de cinema, realizadas com alunos do quarto e quinto ano do Ensino Fundamental, em uma escola de Cataguases-MG. Vega (2015) e Migliorin et al. (2016) contribuíram na criação e aplicação das oficinas, e a avaliação das aprendizagens foi construída em diálogo com os Estudos da Infância. Realizou-se rodas de conversa conduzidas com o uso de cartões com desenhos e símbolos, registradas em vídeos, fotografias e anotações. A análise mostrou que estratégias como sentar-se ao chão, debater sobre o que está representado em imagens e falar espontaneamente, podem suscitar falas importantes das crianças e evidenciar aprendizagens de natureza diversa.Referências
BERGALA, Alain. A hipótese-cinema. Pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: Booklink - CINEADLISE-FE/UFRJ, 2008.
CURTINHAS. Coordenação de Andréa Toledo. Desenvolvido por Andréa Toledo. Apresenta iniciativa audiovisual onde crianças, jovens e senhores e senhoras de Cataguases/MG disponibilizam vídeos de aproximadamente 1 minuto realizados com celulares. Disponível em: <https://curtinhascataguases.blogspot.com/> Acesso em: 23 dez 2018
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
FREIRE, Madalena. Avaliação e Planejamento – a prática em questão – Instrumentos Metodológicos II. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1997.
GAITÁN, Lourdes. Sociología de la infância: análisis e intervención social. Madrid: Sintesis, 2006.
GARCEZ, Andrea; DUARTE, Rosália; EISENBERG, Zena. Produção e análise de videogravações em pesquisas qualitativas. Educação e Pesquisa, São
Paulo, v. 37, n.2, p. 249-262, mai./ago. 2011.
KAUFMANN, Jean-Claude. A entrevista: um guia para a pesquisa de campo. Petrópolis: Vozes, 2013.
MALAGUZZI, Loris. História, idéias e filosofias básicas. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As Cem Linguagens da Criança; a. abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre; Artmed, 1999. P. 59-104.
MIGLIORIN, César. et al. Cadernos do Inventar: cinema, educação e direitos humanos. Ilustrações Fabiana Egrejas, Niterói: EDG, 2016.
MOURA, Adriana Ferro; LIMA, Maria Glória. A reinvenção da Roda de Conversa: um instrumento metodológico possível. Temas em Educação, João Pessoa, v.23, n.1, p. 98-106, jan.-jun. 2014. Disponível em:<http://www.okara.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/viewFile/18338/11399> Acesso em: 25 out. 2018.
OSTETTO, Luciana Esmeralda. Observação, registro, documentação: Nomear e significar as experiências. In: OSTETTO, L. E. (org.) Educação Infantil: Saberes e fazeres da formação de professores. Campinas: Papirus, 2012. p. 13-32.
____. Educadores na roda de dança: formação – transformação. Campinas, SP, 2006. 250f. Tese (Doutorado em Educação) Curso de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas. 2006.
POLO AUDIOVISUAL ZONA DA MATA DE MINAS GERAIS. Coordenação de César Piva. Desenvolvido pela Agência Polo Audiovisual da Zona da Mata Minas Gerais. Apresenta articulação, planejamento, realização, registro e difusão das produções que acontecem no âmbito do Polo Audiovisual. Disponível em: <http://www.poloaudiovisual.org.br/>. Acesso em: 13 mai. 2018.
QVORTRUP, Jeans. A infância na Europa: novo campo de pesquisa social. Minho: CEDIC, Insituto de estudos da criança, Universidade do Minho, 1999.
VECCHI, Vea. Arte e criatividade em Reggio Emilia: explorando o papel e a potencialidade do ateliê na educação da primeira infância. Phorte Editora, 2017.
____. Estética y aprendizaje (Prólogo) In: HOYUELOS, Alfredo. La estética en el pensamiento y obra pedagógica de Loris Malaguzzi. Barcelona: Octaedro, 2006.
VEGA, Alicia. Oficina de cinema para crianças. Rio de Janeiro/Porto Alegre: Programa de Alfabetização Audiovisual, 2015.
VIANNA, Heraldo Marelim. Pesquisa em Educação – a observação. Brasília: Plano Editora, 2003.
WARSCHAUER, Cecília. A Roda e o Registro: uma parceria entre professores, alunos e conhecimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.
Direitos de Autor (c) 2021 Argumentos Pró-educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que publicarem na Argumentos Pró-Educação concordam com os seguintes termos:
1 - mantém os direito autorais e concendem à revista o direito de primeira publicação, com o texto simultaneamente licendicado sob a Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional;
2 - têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do texto publicado nesta revista, como por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3 - têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho on-line, como por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua própria página pessoal a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isto pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado.