AVALIAÇÃO COM IMAGENS EM OFICINAS DE CINEMA PARA CRIANÇAS: ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO

Palavras-chave: Metodologia da Avaliação. Educação pelo Cinema. Aprendizagem. Infância.

Resumo

Este artigo apresenta análise de uma metodologia de avaliação com o uso de imagens com crianças. Procurou-se sistematizar as ações e procedimentos para que possam ser adaptadas, aprimoradas e contribuírem com avaliação de diferentes aprendizagens. Tal método foi elaborado pelo Grupo de Pesquisa Educação e Mídia (PUC-Rio) e testado em oficinas de cinema, realizadas com alunos do quarto e quinto ano do Ensino Fundamental, em uma escola de Cataguases-MG. Vega (2015) e Migliorin et al. (2016) contribuíram na criação e aplicação das oficinas, e a avaliação das aprendizagens foi construída em diálogo com os Estudos da Infância. Realizou-se rodas de conversa conduzidas com o uso de cartões com desenhos e símbolos, registradas em vídeos, fotografias e anotações. A análise mostrou que estratégias como sentar-se ao chão, debater sobre o que está representado em imagens e falar espontaneamente, podem suscitar falas importantes das crianças e evidenciar aprendizagens de natureza diversa.

Biografia do Autor

Andrea Vicente Toledo Abreu, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-PUC-Rio
Doutoranda em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde é bolsista CAPES/PROEX, com doutorado-sanduíche no Programa de Pós-Graduação Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialista em Informática na Educação e em Estudos Literários. Graduada em Letras e Pedagogia. Integrante do GRUPEM - Grupo de Pesquisa Educação e Mídia (PUC-Rio). Professora e pesquisadora na Universidade do Estado de Minas Gerais/UEMG. Possui experiência na educação básica, na formação de gestores e de professores e em iniciativas de promoção da inclusão digital, do audiovisual na educação e de incentivo à leitura e à escrita.
Elise Helene Moutinho Bernardo de Moraes, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Professora Substituta do Magistério Superior - Curso de Pedagogia, na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS/ Campus Chapecó. Doutoranda em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio. Possui Mestrado em Educação, pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó-SC (Conclusão: julho/ 2015). Possui Especialização em Processos Pedagógicos na Educação Básica, pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim-RS (Conclusão: julho/2013). Possui licenciatura em Pedagogia, pela Universidade da Cidade de São Paulo, UNICID (Conclusão: agosto/2017) e graduação em Letras, Habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI - Campus de Erechim-RS (Conclusão: agosto/2010). Produção recente nos seguintes campos: Educação; Infância; Educação Infantil; Documentação Pedagógica; Mídias; Fotografia; Representações Sociais; Estudos de Gênero; Livros Didáticos.

Referências

BERGALA, Alain. A hipótese-cinema. Pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: Booklink - CINEADLISE-FE/UFRJ, 2008.

CURTINHAS. Coordenação de Andréa Toledo. Desenvolvido por Andréa Toledo. Apresenta iniciativa audiovisual onde crianças, jovens e senhores e senhoras de Cataguases/MG disponibilizam vídeos de aproximadamente 1 minuto realizados com celulares. Disponível em: <https://curtinhascataguases.blogspot.com/> Acesso em: 23 dez 2018

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

FREIRE, Madalena. Avaliação e Planejamento – a prática em questão – Instrumentos Metodológicos II. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1997.

GAITÁN, Lourdes. Sociología de la infância: análisis e intervención social. Madrid: Sintesis, 2006.

GARCEZ, Andrea; DUARTE, Rosália; EISENBERG, Zena. Produção e análise de videogravações em pesquisas qualitativas. Educação e Pesquisa, São

Paulo, v. 37, n.2, p. 249-262, mai./ago. 2011.

KAUFMANN, Jean-Claude. A entrevista: um guia para a pesquisa de campo. Petrópolis: Vozes, 2013.

MALAGUZZI, Loris. História, idéias e filosofias básicas. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As Cem Linguagens da Criança; a. abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre; Artmed, 1999. P. 59-104.

MIGLIORIN, César. et al. Cadernos do Inventar: cinema, educação e direitos humanos. Ilustrações Fabiana Egrejas, Niterói: EDG, 2016.

MOURA, Adriana Ferro; LIMA, Maria Glória. A reinvenção da Roda de Conversa: um instrumento metodológico possível. Temas em Educação, João Pessoa, v.23, n.1, p. 98-106, jan.-jun. 2014. Disponível em:<http://www.okara.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/viewFile/18338/11399> Acesso em: 25 out. 2018.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. Observação, registro, documentação: Nomear e significar as experiências. In: OSTETTO, L. E. (org.) Educação Infantil: Saberes e fazeres da formação de professores. Campinas: Papirus, 2012. p. 13-32.

____. Educadores na roda de dança: formação – transformação. Campinas, SP, 2006. 250f. Tese (Doutorado em Educação) Curso de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas. 2006.

POLO AUDIOVISUAL ZONA DA MATA DE MINAS GERAIS. Coordenação de César Piva. Desenvolvido pela Agência Polo Audiovisual da Zona da Mata Minas Gerais. Apresenta articulação, planejamento, realização, registro e difusão das produções que acontecem no âmbito do Polo Audiovisual. Disponível em: <http://www.poloaudiovisual.org.br/>. Acesso em: 13 mai. 2018.

QVORTRUP, Jeans. A infância na Europa: novo campo de pesquisa social. Minho: CEDIC, Insituto de estudos da criança, Universidade do Minho, 1999.

VECCHI, Vea. Arte e criatividade em Reggio Emilia: explorando o papel e a potencialidade do ateliê na educação da primeira infância. Phorte Editora, 2017.

____. Estética y aprendizaje (Prólogo) In: HOYUELOS, Alfredo. La estética en el pensamiento y obra pedagógica de Loris Malaguzzi. Barcelona: Octaedro, 2006.

VEGA, Alicia. Oficina de cinema para crianças. Rio de Janeiro/Porto Alegre: Programa de Alfabetização Audiovisual, 2015.

VIANNA, Heraldo Marelim. Pesquisa em Educação – a observação. Brasília: Plano Editora, 2003.

WARSCHAUER, Cecília. A Roda e o Registro: uma parceria entre professores, alunos e conhecimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.

Publicado
2021-04-11
Como Citar
Abreu, A. V. T., & Moraes, E. H. M. B. de. (2021). AVALIAÇÃO COM IMAGENS EM OFICINAS DE CINEMA PARA CRIANÇAS: ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO. Argumentos Pró-Educação, 6. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v6.e671
Seção
Artigos