AVALIAÇÃO COM IMAGENS EM OFICINAS DE CINEMA PARA CRIANÇAS: ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO

Resumo

Este artigo apresenta análise de uma metodologia de avaliação com o uso de imagens com crianças. Procurou-se sistematizar as ações e procedimentos para que possam ser adaptadas, aprimoradas e contribuírem com avaliação de diferentes aprendizagens. Tal método foi elaborado pelo Grupo de Pesquisa Educação e Mídia (PUC-Rio) e testado em oficinas de cinema, realizadas com alunos do quarto e quinto ano do Ensino Fundamental, em uma escola de Cataguases-MG. Vega (2015) e Migliorin et al. (2016) contribuíram na criação e aplicação das oficinas, e a avaliação das aprendizagens foi construída em diálogo com os Estudos da Infância. Realizou-se rodas de conversa conduzidas com o uso de cartões com desenhos e símbolos, registradas em vídeos, fotografias e anotações. A análise mostrou que estratégias como sentar-se ao chão, debater sobre o que está representado em imagens e falar espontaneamente, podem suscitar falas importantes das crianças e evidenciar aprendizagens de natureza diversa.

Biografias Autor

Andrea Vicente Toledo Abreu, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-PUC-Rio
Doutoranda em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde é bolsista CAPES/PROEX, com doutorado-sanduíche no Programa de Pós-Graduação Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialista em Informática na Educação e em Estudos Literários. Graduada em Letras e Pedagogia. Integrante do GRUPEM - Grupo de Pesquisa Educação e Mídia (PUC-Rio). Professora e pesquisadora na Universidade do Estado de Minas Gerais/UEMG. Possui experiência na educação básica, na formação de gestores e de professores e em iniciativas de promoção da inclusão digital, do audiovisual na educação e de incentivo à leitura e à escrita.
Elise Helene Moutinho Bernardo de Moraes, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Professora Substituta do Magistério Superior - Curso de Pedagogia, na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS/ Campus Chapecó. Doutoranda em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio. Possui Mestrado em Educação, pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó-SC (Conclusão: julho/ 2015). Possui Especialização em Processos Pedagógicos na Educação Básica, pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim-RS (Conclusão: julho/2013). Possui licenciatura em Pedagogia, pela Universidade da Cidade de São Paulo, UNICID (Conclusão: agosto/2017) e graduação em Letras, Habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI - Campus de Erechim-RS (Conclusão: agosto/2010). Produção recente nos seguintes campos: Educação; Infância; Educação Infantil; Documentação Pedagógica; Mídias; Fotografia; Representações Sociais; Estudos de Gênero; Livros Didáticos.

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Publicado
2021-04-11
Como Citar
Abreu, A. V. T., & Moraes, E. H. M. B. de. (2021). AVALIAÇÃO COM IMAGENS EM OFICINAS DE CINEMA PARA CRIANÇAS: ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO. Argumentos Pró-educação, 6. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v6.e671
Secção
Artigos