Infâncias presentes em escolas multisseriadas da comunidade pomerana nos anos de 1960

  • Gerda Margit Schütz Foerste Universidade Federal do Espírito Santo- UFES
  • Juber Helena Baldotto Delboni Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

O artigo objetiva ampliar a compreensão acerca do acolhimento da criança pequena e da presença das infâncias nas classes multisseriadas. Tendo como recorte temporal os anos 1960 e geográfico, a comunidade tradicional pomerana de Caramuru, município de Santa Maria de Jetibá (ES), utiliza a análise de fotografia, tomada como fonte histórico-documental, obtida em acervo de moradores. Outras fontes de dados são a entrevista com a primeira professora da unidade escolar e a roda de conversa com moradores antigos, incluindo ex-alunos da escola. O estudo se orienta pelo postulado de que as comunidades tradicionais são espaços de resistência e afirmação do território. A investigação dimensiona o papel da escola na comunidade pomerana, notadamente, no acolhimento à demanda por inclusão das infâncias, que se baseava nas necessidades e desafios próprios do contexto campesino, inclusive, escapando das normas oficiais.

Biografias Autor

Gerda Margit Schütz Foerste, Universidade Federal do Espírito Santo- UFES
Possui licenciatura plena em Educação Artística pela Federação dos Estabelecimentos de Ensino Superior em Novo Hamburgo (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1996), doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2002) e pós-doutorado na Universidade de Siegen-Alemanha. É Professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo e líder do Grupo de Pesquisa Imagens, Tecnologias e Infâncias (PPGE-UFES).  
Juber Helena Baldotto Delboni, Universidade Federal do Espírito Santo
Possui licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras de Colatina (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo na Linha de Pesquisa Educação e Linguagens (2016). É doutoranda em Educação, na Linha pesquisa Educação e Linguagens-UFES e integra o grupo de pesquisa Imagens, Tecnologias e Infâncias (PPGE-UFES). Atua como pedagoga da rede municipal de ensino de Santa maria de Jetibá.

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Publicado
2020-04-29
Como Citar
Schütz Foerste, G. M., & Baldotto Delboni, J. H. (2020). Infâncias presentes em escolas multisseriadas da comunidade pomerana nos anos de 1960. Argumentos Pró-educação, 5. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v5.e618
Edição
Secção
Dossiê