APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS POR MEIO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

  • Viviane Godoi USP
  • Juliana Cianni USP
  • Bruna Almeida USP
  • Carlos Alberto Moreira Santos Universidade de São Paulo (USP)
  • Marco Antonio Carvalho Pereira Universidade de São Paulo (USP)

Resumo

A Aprendizagem Baseada em Projetos consiste em uma estratégia de aprendizagem ativa com o intuito do desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais nos alunos, partindo de questões reais. Desta forma, a presente pesquisa buscou responder a seguinte pergunta: Poderia a ABP contribuir com a aprendizagem dos conteúdos de Ciências? A aplicação foi feita em oito etapas durante quatro semanas, com 22 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Guaratinguetá, SP, divididos em quatro equipes. As equipes deveriam construir materiais didático-lúdicos a partir de textos de divulgação científica, como forma de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem do tema: “Ecologia”. Como resultado, foram desenvolvidos cinco produtos, já que uma das equipes desenvolveu dois produtos: jornal impresso, vídeo, maquete, jogos e cartilha informativa.  Durante o projeto, foi possível observar o desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais, destacando-se criatividade, autonomia e trabalho em equipe.

Biografias Autor

Viviane Godoi, USP
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais de Ciências (PPGPE) da Escola de Engenharia de Lorena.
Juliana Cianni, USP
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais de Ciências (PPGPE) da Escola de Engenharia de Lorena.
Bruna Almeida, USP
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais de Ciências (PPGPE) da Escola de Engenharia de Lorena.
Carlos Alberto Moreira Santos, Universidade de São Paulo (USP)
Professor Livre Docente na Escola de Engenharia de Lorena (USP) no Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais de Ciências. Doutor em Engenharia de Materiais. Mestre em Física. Graduado em Engenharia Química. E-mail: cams-eel@usp.br
Marco Antonio Carvalho Pereira, Universidade de São Paulo (USP)
Professor Doutor na Escola de Engenharia de Lorena (USP) no Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais de Ciências. Doutor em Engenharia de Produção. Mestre em Engenharia de Materiais. Graduado em Engenharia Química. E-mail: marcopereira@usp.br.

Referências

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Publicado
2020-12-30
Como Citar
Godoi, V., Cianni, J., Almeida, B., Santos, C. A. M., & Pereira, M. A. C. (2020). APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS POR MEIO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Argumentos Pró-educação, 5. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v5.e592
Edição
Secção
Artigos