Estratégias de aprendizagem no ensino fundamental paranaense: mapeando diferenças entre anos escolares

  • Katya Luciane de Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Gracielly Terziotti de Oliveira Universidade Estadual de Londrina http://orcid.org/0000-0001-8422-456X
  • Amanda Lays Monteiro Inácio Universidade São Francisco
  • Andrea Carvalho Beluce
  • Maria Fernanda Cunha Oliveira
  • Roberta Ribeiro Rosseti

Resumo

Resumo: As estratégias de aprendizagem englobam os meios que os alunos utilizam para se apropriarem do conhecimento. O objetivo desse estudo foi investigar quais são as estratégias utilizadas por alunos do ensino fundamental e verificar se existe alguma diferença em relação ao ano escolar. Participaram 322 alunos matriculados do segundo ao nono ano. O instrumento utilizado foi a Escala de Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental (EAVAP-EF). Os resultados apontaram que os alunos recorrem mais às estratégias cognitivas na hora de estudar. Em relação as diferenças entre os anos, encontrou-se resultados significativos entre o 6º e os três anos finais do ensino fundamental na escala ausência de estratégias metacognitivas disfuncionais. Para as estratégias cognitivas a diferenças foi entre o 3º e todos os outros anos. O 3º e o 9º apresentaram diferenças significativas na utilização das estratégias metacognitivas. Os dados foram discutidos por meio da literatura da área.

Biografia do Autor

Katya Luciane de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina
Professora do Departamento de Psicologia e Psicanálise (PPSIC), Programa de Mestrado em Psicologia e Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Londrina – UEL.
Gracielly Terziotti de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina
Mestranda e bolsista CAPES pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Londrina - UEL. 
Amanda Lays Monteiro Inácio, Universidade São Francisco
Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação  em Psicologia da Universidade São Francisco - USF. 
Andrea Carvalho Beluce
Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina - UEL. 
Maria Fernanda Cunha Oliveira
Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina - UEL. 
Roberta Ribeiro Rosseti
Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina - UEL. 

Referências

BRABO, Jesus Cardoso. Metacognição, ensino-aprendizagem e formação de professores de ciências. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 14, n. 29, p. 1-9, 2018. http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i29.5898

BRASIL. Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica. Parecer nº 11, de 7 de julho de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Diário Oficial da União, Brasília, 9 de dezembro de 2010, Seção 1, p. 28. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6324-pceb011-10&category_slug=agosto-2010-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 23 mar. 2019

BORUCHOVITCH, Evely. Autorregulação da aprendizagem: contribuições da psicologia educacional para a formação de professores. Psicologia Escolar e Educacional, v. 18, n. 3, 2014. Disponível em: < https://www.redalyc.org/html/2823/282332826003/>. Acesso em: 23 mar. 2019.

BORUCHOVITCH, Evely. Estratégias de aprendizagem e desempenho escolar: considerações para a prática educacional. Psicol. Reflex. Crit., Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 361-376, 1999 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721999000200008&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 22 mar. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721999000200008.

BORUCHOVITCH, Evely.; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Estratégias de Aprendizagem: conceituação e avaliação. In: NORONHA, A.P.P.; SISTO, F.F.(Orgs.). Facetas do fazer em avaliação psicológica. São Paulo: Vetor, 2006, p. 107-124.

CALIATTO, Susana Gakyia; DE BRITO CUNHA, Neide; OLIVEIRA, Sandra Mª da Silva Sales. Estratégias de aprendizagem: uma comparação entre cursos superiores. Learning strategies: comparing higher education courses. REVISTADE ESTUDIOS E INVESTIGACIÓN EN PSICOLOGÍAY

EDUCACIÓN, v. Extr, n. 1, p. 103-107, 2017.

COSTA, E. R.; BORUCHOVITCH, E. Compreendendo relações entre estratégias de aprendizagem e a ansiedade de alunos do ensino fundamental de Campinas. Psicologia: Reflexão e Crítica, v.17, n. 1, p. 15-24, 2004. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722004000100004

DEMBO, M. H. Applying educational psychology. New York: Longman, 5.ed.

ENDO, Marcela Miyuki Cavamura; MIGUEL, Fabiano Koich; KIENEN, Nádia. Estratégias de aprendizagem de estudantes de psicologia: Um estudo exploratório. 2017. Revistes Catalanes amb Accés Obert (RACO) [online], 2017, Vol. 19, Núm. 1 , p. 73-87. Disponível em: <https://www.raco.cat/index.php/QuadernsPsicologia/article/view/321345>. Acesso em: 23 mar. 2019.

GAZZANIGA, Michael.; HEATHERTON; Todd; HALPERN, Diane. Ciências Psicológicas. Porto Alegre: Artmed. 5ªed. 2018.

HUTZ, Claudio Simon. O que é avaliação psicológica – Métodos, técnicas e testes. In: HUTZ, Claudio Simon; BANDEIRA; Denise Ruschel; TRENTINI, Clarissa Marceli. Psicometria. Porto Alegre: Artmed, 2015; p.11-22.

KRUG, Jefferson Silva; WAGNER, Flávia. Cuidados no estabelecimento do diagnóstico psicológico na infância e adolescência. In: HUTZ, Claudio Simon; BANDEIRA; Denise Ruschel; TRENTINI, Clarissa Marceli Psicodiagnóstico. Porto Alegre: Artmed, 2016, pp.230-237.

LIMA, Thatiana; SANTOS, Acácia. Compreensão de Leitura e uso de estratégias de aprendizagem: Estudo Correlacional. Argumentos Pró-Educação, v. 1, n. 1, 2016. Disponível em:<http://ojs.univas.edu.br/index.php?journal=argumentosproeducacao&page=article&op=view&path%5B%5D=64&path%5B%5D=77>. Acesso em 23 mar. 2019.

MOREIRA, Ana Elisa da Costa; OLIVEIRA, Katya Luciane de; SCACCHETTI, Fabio Alexandre Pereira. O processo de ensino e aprendizagem em questão: implicações metodológicas e motivacionais. Educação Unisinos, v. 20, n. 1, p. 106-116, 2015. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2016.201.11/5237>. Acesso em: 25 mar. 2019.

OLIVEIRA, Katya Luciane de. Escala de estratégias de aprendizagem para o ensino fundamental: análise de suas propriedades psicométricas. 2008. 187 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

OLIVEIRA, Katya Luciane de.; BORUCHOVITCH, Evely.; SANTOS; Acácia Aparecida Angeli dos. Escala de avaliação de estratégias de aprendizagem para o ensino fundamental – EAVAP- EF. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.

OLIVEIRA, Katya Luciane; BORUCHOVITCH, Evely; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli. Estratégias de aprendizagem no ensino fundamental: Análise por gênero, série escolar e idade. Psico, v. 42, n. 1, p. 98-105, 2011. Disponível em < http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/6273>. Acesso em 25 mar. 2019.

OLIVEIRA, Katya Luciane; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli.; INÁCIO, Amanda Lays Monteiro. Estratégias de aprendizagem no ensino médio brasileiro: análise exploratória dos resultados. Revista de estudios e investigación en psicología y educación, v. Extr., n.1, p. 337-341, 2017. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.3041

OLIVEIRA, Katya Luciane de; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos; SCACCHETTI, Fabio Alexandre Pereira. Medida de estilos de aprendizagem para o ensino fundamental. Psicologia Escolar e Educacional, v. 20, n. 1, p. 127-136, 2016.

OLIVEIRA, Katya Luciane de; TRASSI, Angélica Polvani; INACIO, Amanda Lays Monteiro; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Estilos de Aprendizagem e Condições de Estudo de Alunos de Psicologia. Psicol. Ensino & Form., vol.7, n.1, p. 31-39, 2016. http://dx.doi.org/10.21826/2179-58002016713139.

POZO, J. I. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre:

Artmed, 2002.

PRATES, Kelly Cristina Ramires; LIMA, Ricardo Franco de; CIASCA, Sylvia Maria. Estratégias de aprendizagem e sua relação com o desempenho escolar em crianças do Ensino Fundamental I. Rev. psicopedag., São Paulo, v. 33, n. 100, p. 19-27, 2016 . Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862016000100003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 23 mar. 2019.

RUFINI, Sueli Édi; BZUNECK, José Aloyseo; DE OLIVEIRA, Katya Luciane. A qualidade da motivação em estudantes do ensino fundamental. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 22, n. 51, p. 53-62, 2012.

SACCO, Susy Generoso. Um estudo sobre hábitos e estratégias de aprendizagem na realização de lição de casa de alunos do ensino fundamental. 2012. 81 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251385>. Acesso em: 25 mar. 2019

SCACCHETTI, Fabio Alexandre Pereira; OLIVEIRA, Katya Luciane de; MOREIRA, Ana Elisa Costa da. Estratégias de Aprendizagem no Ensino Técnico Profissional. Psico-USF, v.20, n.3, p.433-446, 2015. http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712015200306.

SUEHIRO, Adriana Cristina Boulhoça; BORUCHOVITCH, Evely; SCHELINI, Patrícia Waltz. Estratégias de aprendizagem e a regulação da emoção no Ensino Fundamental. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, Londrina, v. 9, n. 3, supl. 1, p. 90-111, 2018. http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2018v9n3suplp90

TRASSI, Angélica Polvani. Estilos intelectuais, raciocínio verbal, estratégias de

aprendizagem e compreensão de leitura no ensino fundamental. 2016. 116 f.

Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina,

Londrina, 2016.

ZIMMERMAN, B. J.; MARTINEZ-PONS, M. Development of a structured interview for assessing student use of self-regulated learning strategies. American Educational

Research Journal, n. 23, p. 614-628, 1986.

Publicado
2020-09-27
Como Citar
de Oliveira, K. L., de Oliveira, G. T., Inácio, A. L. M., Beluce, A. C., Oliveira, M. F. C., & Rosseti, R. R. (2020). Estratégias de aprendizagem no ensino fundamental paranaense: mapeando diferenças entre anos escolares. Argumentos Pró-Educação, 5. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v5.e572
Edição
Seção
Artigos