A SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO COMO FATOR DE CONSERVAÇÃO SOCIAL

  • Túlio Silva Sene Universidade Vale do Rio Verde

Resumo

Partindo da percepção de que os sistemas de ensino podem ser interpretados como fatores de conservação social, este trabalho debruça-se sobre as ideias de progresso e desenvolvimento e o seu papel na construção do ideário econômico liberal. Busca-se compreender como a sistematização do ensino na era moderna associou-se com os interesses das classes dominantes para produzir regras de caráter universalista que tendem a legitimar as relações de poder estabelecidas. Revela-se que, apesar das diferentes terminologias, há uma continuidade no que se refere à utilização de saberes científicos supostamente irrefutáveis como instrumentos de legitimação da ordem. Discute-se também a retórica do desenvolvimento e da cooperação como instrumento de legitimação dos ganhos desiguais e dos diferentes ritmos de crescimento econômico. Por fim, conclui-se que a associação entre ensino e poder se manifesta por meio da propagação de postulados unidimensionais, supostamente objetivos e universais, para legitimar as desigualdades e naturalizar os fenômenos sociais.

Referências

BOURDIEU, P. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. (org.). Escritos de Educação. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

BURY, J. B. The Idea of Progress: an inquiry into its origin and growth. The Project Gutenberg, 2010. E-book.

DERVIS, K.; ÖZER, C. A better globalization: legitimacy, governance, and reform. Washington, DC: Center for Global Development, 2005.

DESCARTES, R. Discurso do método. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

FREIRE, P. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Editora Paz e terra, 2014.

HOBSBAWM, E. J. A Era das revoluções: Europa 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1977.

MARX, K. O Capital: crítica da economia política. São Paulo: Difusão Editorial SA, 1982.

MEIER, G. M. The formative period. In: MEIER, G. M.; SEERS, D. (org.). Pioneers in development. Oxford: Oxford University Press, 1984.

NISBET, R. A história da ideia de progresso. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1985.

ROUSSEAU, J. J. Do contrato social. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

WALLERSTEIN, I. et al. Para abrir as ciências sociais: relatório da commisão gulbenkian sobre reestruturação das ciências sociais. São Paulo, SP: Cortez Editora, 1996.

WALLERSTEIN, I. O homem da conjuntura. In: LACOSTE, Y. (ed.). Ler braudel. Campinas, SP: Papirus, 1989. p.13-29.

WALLERSTEIN, I. World-system analysis: an introduction. London: Duke University Press, 2004.

WALLERSTEIN, I. O universalismo europeu: a retórica do poder. São Paulo: Boitempo, 2007.

Publicado
2020-12-30
Como Citar
Sene, T. S. (2020). A SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO COMO FATOR DE CONSERVAÇÃO SOCIAL. Argumentos Pró-Educação, 5. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v5.e566
Edição
Seção
Artigos