Educação para sustentabilidade ultrapassando fronteiras: experiência entre escola e universidade
Resumo
O presente artigo tem por objetivo relatar a experiência vivida entre a Escola Municipal de EMEF Santa Marta, localizada em São Leopoldo, Rio Grande do Sul e a Universidade de Michigan, localizada em Ann Arbor, Estados Unidos. Essa experiência teve início, no ano de 2013, com a participação da escola na IV Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente. Esse movimento foi muito significativo, pois a escola passou a se destacar como promotora da educação para a sustentabilidade. Integrando currículo, gestão e edificações em prol da sustentabilidade socioambiental, aos poucos foi modificando seu modo de ser e, consequentemente, seu entorno foi afetado. Um dos desdobramentos significativos desse movimento foi a parceria realizada com a Universidade de Michigan e a construção do projeto denominado Together We Make Santa Marta Home. Ele culminou em um importante documento com recomendações para o desenvolvimento de espaços públicos e programas de educação para a sustentabilidade.Referências
#
Direitos de Autor (c) 2019 Argumentos Pró-educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que publicarem na Argumentos Pró-Educação concordam com os seguintes termos:
1 - mantém os direito autorais e concendem à revista o direito de primeira publicação, com o texto simultaneamente licendicado sob a Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional;
2 - têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do texto publicado nesta revista, como por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3 - têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho on-line, como por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua própria página pessoal a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isto pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado.