A profissão docente e o cuidado com a vida
Resumo
O ensaio desenvolve o argumento de que a profissão docente se justifica e se legitima, em última instância, pela sua condição de prática de cuidado com a vida2. Partindo da premissa de que toda prática profissional tem seu sentido último no cuidado com a vida humana, defende a ideia de que, a prática docente é, em máximo grau, compromissada e responsável por esse cuidar, uma vez que a educação, por ela mediada, tem por destinação intrínseca a implementação do projeto antropológico de constituição do humano no homem. Ao investir no esclarecimento do sentido e na consolidação das relações práticas construtivas do sujeito humano com a natureza, com a sociedade e com a cultura simbólica, a educação, em todas as suas formas e particularmente em sua modalidade institucionalizada, visa contribuir de modo intencional e sistemático, para a formação do homem que emerge, incompleto e frágil, em sua condição de ser imanente à natureza. Por isso, a prática profissional do educador, assim como todas as práticas de outras carreiras profissionais, significa empenho em propiciar, no espaço social e no tempo histórico, cuidado com a vida dos educandos, ao investir em sua formação integral de modo que possam ter uma existência com maior e melhor qualidade de vida.Direitos de Autor (c) 2018 Argumentos Pró-educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicarem na Argumentos Pró-Educação concordam com os seguintes termos:
1 - mantém os direito autorais e concendem à revista o direito de primeira publicação, com o texto simultaneamente licendicado sob a Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional;
2 - têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do texto publicado nesta revista, como por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3 - têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho on-line, como por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua própria página pessoal a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isto pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado.