Educação, trabalho, e as dimensões históricas e ideológicas do SENAI Paraná

  • Desiré Luciane Dominschek UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS UNICAMP CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER http://orcid.org/0000-0001-9678-4230
  • José Claudinei Lombardi UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP

Resumo

Este artigo apresenta dimensões da constituição do SENAI em nível nacional e, especificamente, do SENAI Paraná. O trabalho e a educação foram determinados no Paraná, primeiro pelos colonizadores e mais tarde pelo trabalho escravo; consequentemente, pelos ciclos de produção, demonstrando que, mediante a diversidade de forças, sejam elas econômicas ou políticas, as lutas de classes sempre estiveram presentes, pois o trabalhador é um indivíduo em constante modificação. Nosso trabalho percorre a trajetória histórica dos processos de industrialização e formação para o trabalho no estado do Paraná. A pesquisa parte de uma análise documental e apresenta questões sobre a formação profissional desenvolvida na Escola SENAI- PR. Especificamente sobre escola de Curitiba, retratou-se a organização desse instituto visando um projeto ideológico pensado para a constituição do progresso do Estado do Paraná a partir da visão dos industriários e dos políticos com poder hegemônico naquele contexto histórico. O artigo destaca os registros dos processos de ensino – aprendizagem das escolas SENAI. Como resultados e conclusões, destacamos a constituição do SENAIPR, as ideias de progresso no mesmo Estado, a relação entre trabalho/educação, elementos aos quais se deu destaque na constituição da formação profissional no Estado.

Biografias Autor

Desiré Luciane Dominschek, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS UNICAMP CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
Doutorado em Educação - Área de Filosofia e História da Educação Mestrado em Educação - Área Historia e Historiografia da Educação Professora do Centro Universitário Internacional - Curso Pedagogia e licenciaturas - Coordenadora da área de Pesquisa e publicações academicas e Coodenadora institucional do PIBID e do Comité de Ética Uninter
José Claudinei Lombardi, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP
 Doutorado em Educação, Área de Concentração: Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas; Livre-docência em História da Educação na Faculdade de Educação da Unicamp; é Professor Titular em História da Educação na Faculdade de Educação - Unicamp. Foi Secretário de Educação de Limeira, SP, de janeiro de 2013 a janeiro de 2015. É Professor Titular na Universidade Estadual de Campinas. É bolsista de Produtividade em Pesquisa - Nível 2 - do CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Marxismo e Educação; Pedagogia Histórico-Crítica; e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa em educação; história da educação brasileira; historia, trabalho e educação; e historiografia da educação. É autor e organizador de várias publicações no campo de pesquisa referida, como: História e História da Educação. O debate Teórico-Metodológico Atual; Globalização, pós-modernidade e educação: história, filosofia e temas transversais; Capitalismo, trabalho e educação; A Escola Pública no Brasil: história e historiografia; Ética e Educação - reflexões filosóficas e históricas; Marxismo e educação - debates contemporâneos; O Público e o Privado na história da educação brasileira; Educação e Ensino na obra de Marx e Engels; Embates Marxistas: apontamentos sobre a pós-modernidade e a crise terminal do capitalismo. É coordenador executivo do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR).

Referências

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Publicado
2018-04-16
Como Citar
Dominschek, D. L., & Lombardi, J. C. (2018). Educação, trabalho, e as dimensões históricas e ideológicas do SENAI Paraná. Argumentos Pró-educação, 3(7). https://doi.org/10.24280/ape.v3i7.274