O ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM RECORTE DE PRODUÇÕES

  • Alvanize Valente Fernandes Ferenc Universidade Federal de Viçosa
  • Caio Derossi Universidade Federal de Viçosa
Palavras-chave: Formação de professores; estágio supervisionado; integração universidade-escola

Resumo

Este trabalho reflete sobre o estágio curricular no âmbito da formação inicial de professores. Para tanto, explora as produções científicas dos Congressos Estaduais Paulistas sobre Formação de Educadores (CEPFE) - 2009 a 2018. A partir dos anais destes eventos, buscou-se, a priori, mapear as produções veiculadas no primeiro eixo temático - “Políticas e Práticas de formação inicial de professores da educação básica”, para a posteriori, analisar os trabalhos que tinham como objeto o estágio. Na construção do texto é apresentado um panorama bibliográfico sobre o campo da formação inicial de professores e, em seguida, procede-se à organização das produções selecionadas. De forma geral, em todos os trabalhos analisados, o estágio é entendido como espaço de aproximação dos cotidianos dinâmicos que permeiam a profissão docente. Logo, após o reconhecimento deste cenário, as práticas de ensino, os desafios e as potencialidades do ensinar, inseridas as idiossincrasias de cada campo, são mais bem refletidas e situadas.

Referências

AMBROSETTI, N. B.; RIBEIRO, M. T. M. A escola como espaço de trabalho e formação dos professores. In: VIII Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores, São Paulo, UNESP, 2005.
Autor A e Autor B. 2011.
CANÁRIO, R. Articulação entre as formações inicial e continuada de professores. Portugal, Célia Maria Carolino Pires – PUC/SP, Charles Hadji – França, 2002.
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 10., 2009, Águas de Lindóia. Livro eletrônico. Águas de Lindóia: UNESP, 2009. Disponível em: Acesso em: 1 set. 2011.
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11, 2011, Águas de Lindóia. Anais. Águas de Lindóia: UNESP, 2011. 1 CD-ROM.
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12, 2014, Águas de Lindóia. Anais. Disponível em: https://www.geci.ibilce.unesp.br/logica_de_aplicacao/site/index_1.jsp?id_evento=31
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 13, 2016, Águas de Lindóia. Anais. Disponível em: https://plataforma9.com/congressos/iii-congresso-nacional-de-formacao-de-professores-cnfp-e-xiii-congresso-estadual-paulista-sobre-formacao-de-educadores-cepfe.htm
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 14, 2018, Águas de Lindóia. Anais. Disponível em: http://www.anped.org.br/content/iv-cnfp-e-xiv-cepfe
DAMASCENO, K. K.; MONTEIRO, F. M. A. Formação continuada: uma contribuição para a construção de conhecimentos necessários à prática docente. In: VIII Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores, São Paulo, UNESP, 2005.
GARCIA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Portugal: Porto Editora, 1999.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011. 9. ed. Coleção Questão de nossa época; v. 14.
NOGUEIRA, B. S. Necessidades docentes de formação. In: VIII Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores, São Paulo, UNESP, 2005.
NÓVOA, A. et al. Profissão Professor. 2. ed. Portugal: Porto Editora, 1999.
NÓVOA, A. Novas disposições dos professores - A escola como lugar da formação, 2003.
NÓVOA, A. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. Sinpro-SP, São Paulo, 2007.
NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. In: ______. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. p. 25-46.
NÓVOA, A. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, 2019. http://dx.doi.org/10.1590/2175-623684910.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.
PIMENTA, J. I. P. B.; CHRISTENSEN, J. E.; RINALDI, E. C.; Investigação das necessidades formativas: a busca de estratégias adequadas de formação continuada de professores. (FCL/UNESP/Araraquara). In: VIII Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores, São Paulo, UNESP, 2005.
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Revista Diálogo Educacional [online]. 2006, vol. 6, n. 19, pp. 37-50. Disponível em: http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/1891/189116275004.pdf. Acesso em: 05 dez. 2011.
SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (org.) Os Professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote. (1992a). p. 77-91.
SUDESTE, U. P. R. Universidades Públicas Região Sudeste. Disponível em: http://www.hiperguia.com.br/universidadespublicassudeste.php?pgn=1. Acesso em: 04 dez. 2011.
Publicado
2021-04-11
Como Citar
Valente Fernandes Ferenc, A., & Corrêa Derossi, C. (2021). O ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM RECORTE DE PRODUÇÕES . Argumentos Pró-Educação, 6. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v6.e819
Seção
Artigos