O ensino de álgebra dos anos finais do ensino fundamental através da música e dos softwares

  • Taize Cardoso de Sousa Colégio Estadual de Educação Profissional do Leste Baiano
  • Flaviana dos Santos Silva Universidade Estadual de Santa Cruz
Palavras-chave: Álgebra. Ensino fundamental. Música. Software.

Resumo

Este artigo apresenta um recorte dos resultados de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo analisar como a educação musical atrelada aos softwares computacionais no ensino e a aprendizagem da Álgebra, especificadamente dos anos finais do ensino fundamental são apresentados em trabalhos acadêmicos realizados no ano de 2018. Para tanto, o aporte teórico trouxe um diálogo com os temas Música e Matemática, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e ensino da Álgebra. Como abordagem metodológica, utilizou-se os procedimentos do Mapeamento na Pesquisa Educacional. Os dados foram constituídos a partir da seleção de 27 dissertações publicadas no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Para a análise, estabeleceram-se inicialmente cinco categorias: a) referenciais teóricos da pesquisa; b) problemas investigados/interesses de pesquisa; c) metodologias utilizadas; d) principais resultados; e) perspectivas de continuidade do estudo. O estudo permitiu identificar a relevância da utilização da educação musical ligado aos softwares no ensino e na aprendizagem da álgebra predominantemente no ensino médio. Entretanto, não foi possível constatar tal utilização no ensino de álgebra dos anos finais do ensino fundamental nos trabalhos analisados. Verificou-se ainda que a educação musical atrelada a matemática pode despertar o interesse dos alunos, minimizando o suposto receio pela matemática, especificadamente pela álgebra.

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Publicado
2022-09-03
Como Citar
Cardoso de Sousa, T., & dos Santos Silva, F. (2022). O ensino de álgebra dos anos finais do ensino fundamental através da música e dos softwares. Argumentos Pró-Educação, 7. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v7.e768
Seção
Artigos