Henri Wallon, um Psicomotricista esquecido das Escolas?

Um estudo sobre educação psicomotora a partir dos pressupostos Wallonianos

  • Vitoria Duarte Wingert Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Jander Fernandes Martins UNIVERSIDADE FEEVALE
Palavras-chave: Educação Psicomotora; Escola; Interdisciplinaridade; Henri Wallon

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma empiria realizada em uma disciplina do PGG Processos e Manifestações Culturais da Universidade FEEVALE/NH, denominada Teorias Investigativas. O tema elegido para realizar esse estudo gira em torno de questões relacionadas à educação psicomotora em um enfoque interdisciplinar e cultural, tomando o arcabouço walloniano como norte. A justificativa da escolha dessa temática tem como pressuposto basilar, o fato de ser a psicomotricidade (em sua esfera escolar) uma dimensão central que desencadeia os processos de aprendizagem na criança. Metodologicamente, o locus da pesquisa se dera em três ambientes escolares, sendo uma escola municipal, uma escola estadual e uma escola privada. Tal escolha não foi neutra, também se objetivava com isso, verificar e captar (possíveis) elementos condicionantes do processo educativo em cada ambiente escolar. Para a coleta de dados, se escolheu a entrevista e o questionário, as quais totalizaram em torno de seis perguntas semiestruturadas. Conclusivamente, se constatou que, embora cada ambiente apresente especificidades socioculturais, didáticas e pedagógicas distintas, todas apresentaram incongruência acerca de seus entendimentos sobre educação psicomotora e, também, sobre os postulados de Henri Wallon sobre a temática pesquisada.

Biografia do Autor

Vitoria Duarte Wingert, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Licenciada em História pela Universidade Feevale. Especializanda em Ensino de Filosofia no Ensino Médio (UFSM) e Mídias na Educação (IFSUL). Atualmente é professora concursada no municipio de Campo Bom-RS
Jander Fernandes Martins, UNIVERSIDADE FEEVALE
Doutorando em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade FEEVALE - Novo Hamburgo/RS (2019). Mestre em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade FEEVALE - Novo Hamburgo/RS (2018). Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação TIC-EDU pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Pedagogo com Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria. (2011). Professor concursado em Educação Infantil na Rede Municipal de Campo Bom/RS. Estudos e pesquisas realizadas com ênfase em: Processos e Manifestações das Culturais Nerd/Geek, especialmente o Trading Card Game-Magic The Gathering. Também dedica-se à Antropologia da Relação Humano-Animal, Antropologia da Religião, Organização do Trabalho Didático e Processos e Manifestações Culturais na Diversidade Étnico-racial. Bolsista - modalidade II/PROSUC pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (org.). Métodos de pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

LE BOULCH, Jean. Educação psicomotora: a psicomotricidade na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

LE BOULCH, Jean. O Desenvolvimento Psicomotor: do nascimento aos 6 anos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1982.

LUKÁCS, György. Prolegômenos para uma ontologia do ser social. Trad: Lya Luft e Rodnei Nascimento. São Paulo: Boitempo, 2010.

ROSSLER, João Henrique. Sedução e alienação no discurso construtivista. Campinas: Autores Associados, 2006.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação. 41. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2009.

SAVIANI, Dermeval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. 2ª ed. rev. e ampl. Campinas: Autores Associados, 2008.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11 ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2011.

SZYMANSKI, H. Entrevista reflexiva: um olhar psicológico sobre a entrevista em pesquisa. In: SZYMANSKI, H. (org.). A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. Brasília: Plano Editora, 2002.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

VYGOTSKY, Lev Semionovich; LURIA, Alexander Romanovich. Estudos sobre a história do comportamento: o macaco, o primitivo e a criança. Trad: Lólio Lourenço de Oliveira. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

WALLON, Henri Paul Hyacinthe. A criança turbulenta: estudo sobre os retardamentos e as anomalias do desenvolvimento motor e mental. Trad: Gentil Avelino Titton. Petrópolis: Vozes, 2007a.

WALLON, Henri Paul Hyacinthe. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2007b.

WALLON, Henri Paul Hyacinthe. Do ato ao pensamento. Lisboa: Ed. Portugália, 1966.

Publicado
2022-08-30
Como Citar
Wingert, V. D., & Fernandes Martins, J. (2022). Henri Wallon, um Psicomotricista esquecido das Escolas?. Argumentos Pró-Educação, 7. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v7.e767
Seção
Artigos