ABSENTEÍSMO NA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO PÚBLICAS E PRIVADAS

  • Silvana da Silva Mitri da Costa FUCAPE FUNDAÇÃO DE PESQUISA E ENSINO
  • Aziz Xavier Beiruth FUCAPE Fundação de Pesquisa e Ensino
  • Lilian Gazzoli Zanotelli FUCAPE Fundação de Pesquisa e Ensino
Palavras-chave: Absenteísmo, Docentes, Instituições de ensino públicas e privadas

Resumo

Este estudo identificou as diferenças entre os fatores que influenciam a intenção do absenteísmo docente em instituições de ensino públicas e privadas. Para isso utilizou-se construtos adaptados e validados sobre as dimensões psicossociais (engajamento no trabalho, estresse/esgotamento no trabalho, motivação acadêmica e satisfação da carreira) e as dimensões ambientais (conforto térmico, qualidade do ar, iluminação, qualidade acústica, layout da sala de aula, mobiliário, limpeza e manutenção, satisfação geral) na intenção do absenteísmo. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, descritiva, com corte transversal, via questionário eletrônico. A amostra final foi constituída por 463 respondentes. Foram estimados os resultados por meio da Regressão Linear Múltipla, com o método Tobit, que indicou a validade do estudo. Nos resultados encontrados, os docentes da rede privada atrelaram sua intenção de ausentar-se do trabalho mais a fatores ambientais, enquanto que nas instituições de ensino pública os fatores psicossociais foram priorizados.

Biografia do Autor

Silvana da Silva Mitri da Costa, FUCAPE FUNDAÇÃO DE PESQUISA E ENSINO
Graduada em Engenharia Civil - UEMA - Universidade Estadual do Maranhão (1990). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho - CEFET-MA ( 1999) Especialista em Gestão Ambiental nas Empresas - UFMA ( 2003) Mestranda em Administração - FUCAPE BUSINESS SCHOOL (2016 a 2018) Concursada como professora substituta na área de Higiene e Segurança do Trabalho - IFMA ( 2005 a 2007) e como professora efetiva á partir de setembro de 2007. Coordenadora do Curso Técnico de Segurança do Trabalho - CST do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Monte Castelo - São Luís ( Desde 2014).
Aziz Xavier Beiruth, FUCAPE Fundação de Pesquisa e Ensino
Professor Associado III e Coordenador de Graduação da Fucape Business School. Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP (2015). Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espirito Santo (2009) e graduação em Ciências Contábeis pela Fucape (2009). Mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP (2012). Professor da Fundacão Instituto de Pesquisas Contabeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI/SP). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: finanças, IFRS, avaliação de empresas e análise de crédito
Lilian Gazzoli Zanotelli, FUCAPE Fundação de Pesquisa e Ensino
Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Mestre em Administração pela Fucape Business School (2017). Certificação em Psicologia do Trânsito e Avaliação Psicológica pelo Conselho Federal de Psicologia (2015). MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela Fucape Business School (2014). Especialização em Intervenção Sistêmica com Famílias pela Faculdades Integradas de Vitória (2007). Graduação em Psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce (2005). Experiência em Psicologia e Administração nas áreas de comportamento humano e organizacional, avaliação psicológica, consultoria, treinamentos, relações institucionais, monitoria e capacitação de profissionais e alunos, avaliação de competências, desenvolvimento de conteúdos e processos de treinamento para melhoria contínua do desempenho técnico, individual e coletivo.

Referências

ANDRADE, Tania Bof; SOUZA, Maria das Graças C..; SIMÕES, Maria da Penha C.; ANDRADE, Fabíola Bof. Prevalência de absenteísmo entre trabalhadores do serviço público. Scientia Medica, v. 18, n. 4, p. 166-171, 2008.
ARIF, Seema; ILYAS, Maryam. Quality of work-life model for teachers of private universities in Pakistan. Quality Assurance in Education, v. 21, n. 3, p. 282-298, 2013.
BAKKER, Arnold B.; BAL, Matthijs P. Weekly work engagement and performance: A study among starting teachers. Journal of Occupational and Organizational Psychology, v. 83, n. 1, p. 189-206, 2010.
BASSY, M. Motivation and work-Investigation and analysis of motivation factors at work. Li.u - Linköping University. Department of Management and Economics. Swedish, 2002.
CERIBELI, Harrison Bachion; OLIVEIRA Inácio Raoni; SILVA, Mara Cristina. Uma análise do absenteísmo no setor público brasileiro. Revista Acadêmica São Marcos, v. 6, n. 2, p. 2-20, 2017.
FINNA, Henrietta; FORGACS, Tamas. Enhancement of human performance with developing ergonomic workplace environment and providing work-life balance. Perspectives of Innovations, Economics and Business, v. 5, n. 2, p. 59-61, 2010.
FURLAN, Jussara Aparecida da Silva S.; STANCATO, Katia. Fatores geradores do absenteísmo dos profissionais de enfermagem de um hospital público e um privado. Rev. Adm. Saúde, v. 15, n. 60, p. 111-120, 2013.
GARRICK, Adam.; WINWOOD, Peter C.; MAK, Anita S.; CATHCART, Stuart; BAKKER, Arnold B.; LUSHINGTON, Kurt. Prevalence and organisational factors of psychological injury among Australian school teachers. The Australasian Journal of Organisational Psychology, v. 7, 2014.
GUERRERO, Gabriela; LEON Juan; ZAPATA, Mayli.; CUETO, Santiago. Getting teachers back to the classroom. A systematic review on what works to improve teacher attendance in developing countries. Journal of Development Effectiveness, v. 5, n. 4, p. 466-488, 2013.
GUIMARÃES, Grazielly Fagundes Magnago; BALBINO, José Mauro de Souza; COSTA, Andréa Ferreira; ROSSI, Drieli Aparecida; NEVES, Adalto Machado; CAVACHINI, Juliana Costa. Absenteísmo no setor público: um estudo de caso no Espírito Santo. Revista Intelletto, v.1, n.1, 2016 p. 15-23, 2016.
HONGISTO, Valtteri; HAAPAKANGAS, Annu; VARJO, Johanna; HELENIUS, Riikka; KOSKELA, Hannu. Refurbishment of an open-plan office–Environmental and job satisfaction. Journal of environmental psychology, v. 45, 176-191, 2016.
JONES III, Ambrose; NORMAN, Carolyn Strand; WIER, Benson. Healthy lifestyle as a coping mechanism for role stress in public accounting. Behavioral Research in Accounting, v. 22, n. 1, p. 21-41, 2010.
KIM, Jungsoo; DEAR, Richard; CÂNDIDO, Christhina; ZHANG, Hui; ARENS, Eduard. Gender differences in office occupant perception of indoor environmental quality (IEQ). Building and Environment, v. 70, p. 245-256, 2013.
KIM, Seok Eun; YOUNG, Wesley R. Office Characteristics and Perceived Behavioral Outcomes in a Public Agency: An Empirical Study. Public Performance & Management Review, v. 38, n. 1, p. 76-99, 2014.
LASCHINGER, Hearther K. Spence; FINEGAN, Joan E.; SHAMIAN, Judith; WILK, Piort. A longitudinal analysis of the impact of workplace empowerment on work satisfaction. Journal of Organizational Behavior, v. 25, n. 4, 527-545, 2004.
LEKA, Stavroula; JAIN, Aditya; IAVICOLI, Sergio; VARTIA, Marit; ERTEL, Michael. The role of policy for the management of psychosocial risks at the workplace in the European Union. Safety Science, v. 49, n. 4, 558-564, 2011.
LEUCZ, Júlia. Ambiente de trabalho das salas de aula no ensino básico nas escolas de Curitiba. Florianópolis: UFSC, 2001.
MGONJA, Michael Greyson. Responding to Workplace Absenteeism in Tanzania: The case study of Public and Private Schools in Ilala Municipality and Mkuranga District. International Journal of Educational Leadership and Management, v. 5, n. 1, p. 85-108, 2017.
MIAKE, Alessandro Henrique de Souza, et al. Customer Knowledge Management (CKM): Model Proposal and Evaluation in a Large Brazilian Higher Education Private Group. BBR. Brazilian Business Review, v. 15, n. 2, p. 135-151, 2018.
OLIVEIRA, Tiago Fernandes; LINS, Vinícius Luis; SILVA, Rosana Marques; FONTOURA, Léia Viviane. Qualidade de vida no trabalho: um estudo comparativo entre professores de escola pública e privada. Psicologia Argumento, v. 34, n. 85, 2016.
OST, Ben; SCHIMAN, Jeffrey C. Workload and teacher absence. Economics of Education Review, v. 57, p. 20-30, 2017.
PINO, Francisco Alberto. Modelos de decisão binários: uma revisão. Rev. de Economia Agrícola, v. 54, n. 1, p. 43-57, 2007.
PITKOFF, Evan. Teacher absenteeism: What administrators can do. NASSP bulletin, v. 77, n. 551, p. 39-45, 1993.
PORTO, Ricardo Bersch. Absenteísmo: causas e consequências na organização. Maiêutica-Estudos Contemporâneos em Gestão Organizacional, v. 4, n. 1, 2016.
RODRIGUES, Celeste Souza; FREITAS, Rosiene Maria; ASSUNÇÃO, Ada Avila; BASSI, Iara Barreto; MEDEIROS, Adriane Mesquita. Absenteísmo-doença segundo autorrelato de servidores públicos municipais em Belo Horizonte. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 30, p. 135-154, 2013.
ROOF, Richard A. The association of individual spirituality on employee engagement: the spirit at work. Journal of Business Ethics, v. 130, n. 3, p. 585-599, 2014.
SHAPIRA-LISHCHINSKY, Orly; ISHAN, Gamal. Teachers’ acceptance of absenteeism: Towards developing a specific scale. Journal of Educational Administration, v. 51, n. 5, p. 594-617, 2013.
______; RAFTAR-OZERY, Tehila. Leadership absenteeism acceptance, and ethical climate as predictors of teachers’ absence and citizenship behaviors. Educational Management Administration & Leadership, 2016.
SILVA, Mariana Moreira; CAVEIÃO, Cristiano. Análise dos afastamentos de saúde dos trabalhadores de ensino de Divinópolis–MG. Revista Saúde e Desenvolvimento, v. 10, n. 5, p. 138-156, 2016.
SPURK, Daniel; ABELE, Andrea E.; VOLMER, Judith. The Career Satisfaction Scale: Longitudinal measurement invariance and latent growth analysis. Journal of Occupational and Organizational Psychology, v. 84, n. 2, p. 315-326, 2011.
STADLER, Adriano, et al. Study on Professors’ Perception With Respect to Higher Education Institutions’ Socially Responsible Initiatives. BBR. Brazilian Business Review, v. 14, n. 6, p. 592-608, 2017.
TOBIN, J. Estimation of relationships for limited dependent variables. Econometrica, v. 26, n. 1, p. 24-36, 1958.
VECCHIONE, Michele; ALESSANDRI, Guido; MARSICANO, Gilda. Academic motivation predicts educational attainment: Does gender make a difference?. Learning and Individual Differences, v. 32, p. 124-131, 2014.
VISCHER, Jacqueline C. The effects of the physical environment on job performance: towards a theoretical model of workspace stress. Stress and Health, v. 23, n. 3, p. 175-184, 2007.
Publicado
2020-12-30
Como Citar
da Silva Mitri da Costa, S., Xavier Beiruth, A., & Gazzoli Zanotelli, L. (2020). ABSENTEÍSMO NA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO PÚBLICAS E PRIVADAS. Argumentos Pró-Educação, 5. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v5.e765
Edição
Seção
Artigos